fbpx

Significado do Feriado de Corpus Christi

O dia de Corpus Christi, realizado na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, consta de uma grande missa, seguida de procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento.
A Santa Missa é o memorial da paixão, morte e ressurreição de Cristo. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em buscorpus1ca da terra prometida e a adoração ao Santíssimo Corpo de Cristo é um dos gestos mais profundos de comunhão que podemos estabelecer com Cristo.

A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.
Durante a festa são celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é conduzido geralmente pelo Bispo, ou pelo pároco da Igreja, o Santíssimo Sacramento que é acompanhada por multidões de fiéis em cada cidade brasileira. Os tapetes confeccionados expressam a fé e o amor do povo cristão por Jesus que volta a passar pelas ruas das cidades e lugarejos.

corpus2A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A procissão pelas vias públicas,
é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao Bispo Diocesano que tome as providências para
que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.

ORIGEM DO CORPUS CHRISTI

A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de Setembro de 1264. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino
foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

A FESTA NO BRASIL

Em muitas cidades brasileiras, é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa. Esta festividade de longa data se constitui uma tradição no Brasil, principalmente nas “cidades históricas”, que se revestem de práticas antigas e tradicionais e que são embelezadas
com decorações de acordo com costumes locais.

EM VIDEIRA

corpus3A Paróquia Imaculada Conceição está organizando uma missa campal, para ser realizada no feriado de Corpus Christi. Ela vai acontecer em frente à Igreja Matriz às 10h. A equipe da Paróquia irá realizar a decoração das ruas com a colocação dos tradicionais tapetes em frente à Igreja e nas ruas próximas onde será realizada a tradicional procissão.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 26 de Maio – Quinta-Feira – Corpus Christi
– Missa na Igreja Matriz, às 10:00h com procissão.
– Missa no Capitel Nossa Senhora do Caravagio, às 15:00h.

Para saber mais sobre essa matéria encaminhe o seu e-mail usando o formulário abaixo:

%d blogueiros gostam disto: