BOLSAS, INOVAÇÃO E PESQUISA REITORES DA ACAFE PARTICIPAM DE REUNIÃO

Os reitores da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), entre eles o presidente da Acafe e reitor da Unoesc, professor Aristides Cimadon, participaram, na última terça-feira (24), de uma reunião com o governador de Santa Catarina, João Raimundo Colombo, o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, e o diretor de Finanças desta secretaria, Djalma Coutinho, na capital Florianópolis. O encontro serviu para debater diversos assuntos que envolvem as instituições comunitárias catarinenses, como questões voltadas para a área da inovação e bolsas de estudo e pesquisa.
A criação dos Polos de Inovação Tecnológica em vários pontos do Estado, para abrigar incubadoras de tecnologia, laboratórios de pesquisa, treinamentos e educação profissionalizante, foi abordada pelos reitores na ocasião. Eles demonstraram preocupação quanto ao atraso destas obras, que depois de concluídas contribuirão para o desenvolvimento das regiões. O governador se comprometeu em acelerar o processo, já que as verbas para a conclusão estão disponíveis, afirmou.
A diminuição dos recursos destinados a bolsas de estudo e pesquisa, referente ao Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu), custeado pelo Artigo 170 da Constituição Estadual, também entrou na pauta das conversas. Os reitores discutiram a possibilidade em recuperar no próximo ano as bolsas que foram reduzidas em 2016, bem como a manutenção dos pagamentos em dia destes recursos, fundamentais às instituições.
Outros assuntos como a ampliação dos convênios com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), e a parceria das instituições com os órgãos estaduais e municipais na área da educação e saúde, também foram tratados. Na oportunidade, o governador de Santa Catarina recebeu uma camiseta dos reitores que simboliza a ideia futura de construir a Universidade Comunitária Catarinense (UCC), juntando todas as instituições da Acafe em uma única, fortalecendo ainda mais este sistema.
O próximo presidente da Associação, o reitor da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), professor Sebastião Salésio Herdt, foi apresentado ao governador. Cimadon agradeceu pelas parcerias com o governo durante o período em que esteve à frente da Acafe, encaminhando também as perspectivas futuras da Associação para o biênio 2016-2018.
— O encontro foi muito produtivo. A preocupação do Governo do Estado é manter a parceria que sempre teve com as nossas instituições, mesmo neste momento atual de dificuldades que enfrenta o país. É um período de apreensão, mas com a perspectiva de aumentarmos as parcerias em relação à formação de professores, à Secretaria de Estado da Educação, à pesquisa com a Fapesc e às bolsas do artigo 170, para atender os nossos alunos — disse Cimadon.

%d blogueiros gostam disto: