Mercado do turismo está aquecido com destinos brasileiros

Catarinenses ainda preferem viajar para lugares mais quentes nesta época do ano

Foi declarada aberta a temporada dos cachecóis, cobertores, luvas e gorro. Junto com ela, a licença para comer pinhão, quentão e deliciar-se com os pratos típicos de cada região. Todos sabem que o inverno em

Santa Catarina é um convite para todas essas atividades, porém, para alguns catarinenses, essa é a época de procurar novos destinos para aqueles que não curtem o frio ou até mesmo para aqueles turistas que gostam ainda mais do frio.

Segundo a proprietária da Átria Viagens, Juliane Oneda, os dois destinos mais procurados nessa época do ano para férias, finais de semana e dias de folga está entre o Chile e o Nordeste. “Diferente de quem mora em cidades quentes, muitos videirenses ainda buscam mais alternativas para sair do frio do que outra opção, principalmente nas férias escolares, o destino mais procurado é fugir do frio com as crianças”.

Juliane comenta que diante da atual situação no Brasil, a busca por viagens caiu um pouco, mas com as oportunidades das promoções que surgem no mercado do turismo, ainda é possível manter a média de viajantes. “Acredito que pelo ritmo frenético o corte neste momento de lazer não vem com tanta prioridade”.

Quem gosta de viajar sempre vai dar um jeito. Diminui a estada em uma cidade, reavalia o número de estrelas do hotel e, em último caso, muda a rota. Tão real quanto esta constatação é o fato de que as atenções foram voltadas para dentro do território brasileiro nas últimas temporadas. Com a alta do dólar, passeios para pontos turísticos dentro do país estão mais cobiçados e devem ser um dos movimentos do ano. Assim como estudar a possibilidade de pacotes com passeios e alimentação inclusos.

Juliane destaca que atualmente o mercado conta com muitas promoções, alternativas e facilidades. “Hoje viajar não é mais privilegio de poucos, mas sim a realização do desejo de muitos”. Outra orientação repassada pela profissional é sobre os cuidados durante a contratação.

“Para ter uma boa viagem o ideal é trabalhar com um fornecedor de confiança, estudar ou procurar quem tenha informações sobre o destino escolhido ou as opções desejadas. Comprar com certa antecedência auxilia na economia e na compra de melhores opções de horários e hotéis. Nos das agências de viagens trazemos a segurança e a confiabilidade de uma viagem organizada da melhor forma e a certeza de uma assessoria em qualquer imprevisto que venha a surgir”.

Cuidados básicos para a contratação de agências de turismo

Para que uma viagem de férias seja inesquecível, é necessário pensar além do lazer, da festa e da diversão. É preciso manter-se atento às questões burocráticas e de segurança, principalmente quando a viagem é contratada por meio de agências de turismo. Por isso, é imprescindível que você analise os principais cuidados na contratação do um serviço. Confira e saiba como garantir a tranquilidade de suas férias!

  1. ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagem)

Pesquise se a agência de turismo em questão é cadastrada na ABAV. O processo para o cadastramento das agências é rigoroso e exige a apresentação de muitos documentos. Tal associação comprova o profissionalismo do estabelecimento.

  1. Análise de promoções

Em casos de facilidades e promoções altamente vantajosas, vale a máxima de sempre analisar as condições estabelecidas, a fim de evitar surpresas desagradáveis. Peça detalhes sobre os descontos, e como os mesmos são aplicados no valor final.

  1. Exija tudo por escrito

Ao optar pela contratação do pacote, peça para que a agência forneça todas as informações por escrito. Nesta relação deve constar, por exemplo, a companhia aérea utilizada, tipo e endereço da hospedagem, tipo de quartos, etc. Caso seja uma viagem internacional, uma boa dica é questionar sobre a possibilidade de contratação de um seguro internacional.

  1. Ficha de roteiro de viagem

O contrato escrito pode ser substituído pelas fichas de roteiro de viagem, recurso atualmente bastante utilizado por muitas agências de turismo. No documento constam as responsabilidades de ambas as partes, bem como detalhes da viagem: descrição dos serviços, preços, roteiros e informações sobre documentos necessários.

  1. Busque indicações e informações

A famosa “propaganda boca a boca” deve ser utilizada antes da assinatura do contrato. Busque informações adicionais, seja com conhecidos que já utilizaram os serviços da agência ou através do PROCON. A instituição poderá informar sobre o histórico de reclamações da empresa em questão.

  1. Revise o contrato e a ficha de roteiro de viagem

Depois de escolher o pacote desejado, revise o contrato. Atente-se à cada uma das cláusulas e não permita que nenhuma delas coloque-o em desvantagem. Solicite a segunda via, com data e assinatura de ambas as partes. Junte ao contrato os folhetos publicitários relacionados ao pacote escolhido.

  1. Confirme os detalhes dos serviços

Questione a agência sobre os detalhes da estadia, hospedagem, passagens aéreas, traslados e taxas de embarque. É indicado também saber exatamente quais os serviços serão pagos pelo contratante.

  1. Passagens e recibos

Após finalizado todo o processo, a agência de turismo deverá entregar ao contratante as passagens aéreas de ida e volta, recibos de reserva nos hotéis e de pagamento.

 

%d blogueiros gostam disto: