Desperdício é tema de atividade no CAIC

No programa Mais Educação participam 160 crianças do 1°ao 4° ano, porém Joanice explica que a iniciativa envolveu a escola inteira.

Um terço dos alimentos produzidos no mundo é desperdiçado a cada ano – junto com toda a energia, mão de obra, água e produtos químicos envolvidos em sua produção e descarte. Só no Brasil,  26,3 milhões  de toneladas de alimentos têm o lixo como destino. Sendo a maior perda (45%) de hortifrútis. (dados da FAO)

Cada brasileiro gera em torno de um quilo de lixo por dia. Cerca de 58% desse total é representado por lixo orgânico, formado de restos de alimentos .

Pensando em diminuir esses números alarmantes a escola  CAIC de Videira está desempenhando o projeto “Desperdício Zero”. Esse projeto tem por objetivo orientar os alunos sobre o não desperdício de comida e a alimentação correta.

A professora e coordenadora do programa Mais Educação da escola CAIC, Joanice Munaro Setti, comenta que antes do projeto ser implantado mais de 5kg de alimentos eram desperdiçados por refeição.

Nós fizemos todo um trabalho em sala de aula, onde explicamos a importância da boa alimentação, mostramos que na nossa escola nós servimos uma comida balanceada, orientados por uma nutricionista. A partir disso as crianças começaram a ver a necessidade de não desperdiçar, tendo em vista a quantidade de pessoas que não tem o que comer, e isso também foi apresentado a eles.  Começamos na sala de aula e na refeição servida ao meio dia as crianças começaram a por em prática os ensinamentos. Eles devem pegar apenas o que conseguem comer, se caso queiram repetir devem servir apenas o que conseguem comer.

Para incentivar os alunos foi criada uma espécie de competição, onde cada mesa ganha uma “caretinha” no final das refeições.

“ No final do almoço nós observamos a quantidade de comida que sobrou em cada mesa. A caretinha verde é para quem desperdiçou menos 200 gramas, a caretinha amarela é para a turma que desperdiçou até 400 gramas e a caretinha vermelha é para aqueles que desperdiçaram mais do que 400 gramas de comida.

A iniciativa deu tão certo que todas as turmas estão com a caretinha verde. Além da competição eles entenderam a necessidade de não jogar comida fora. Isso gera economia para o município e as crianças também ganham por estarem se alimentando melhor.

No programa Mais Educação participam 160 crianças do 1°ao 4° ano, porém Joanice explica que a iniciativa envolveu a escola inteira.

“Não só para os alunos do Mais Educação, mas toda a escola, que trabalha até o 9° ano, está envolvida nesse projeto. Nos lanches servidos de manhã e a tarde os alunos também cuidam para não desperdiçar. Eles cobram uns dos outros e isso é muito bacana. Algumas mães também vieram falar que o comportamento deles em casa mudou, a alimentação ficou mais saudável e eles cobram da família para que não desperdice. Além disso algumas crianças com obesidade que nós temos aqui na escola estão sendo acompanhadas e orientadas sobre a importância da alimentação adequada” complementa.

%d blogueiros gostam disto: