Estudar pode ser fácil

Sobre mim

Patricia Marafon Bogoni: Graduada em Pedagogia e Pós Graduada em Educação Infantil e Ensino Fundamental

Em muitos lares, ao chegar o bilhete para a tão famosa semana de provas, cria-se um período tenso e conturbado. Como devemos proceder nestes casos?

A semana de provas deve ser uma semana de rotina normal, pois o aluno deve somente estar tranquilo e ler as matérias que serão cobradas na prova. Pode ser fácil, se a família instaurar uma cooperação, estudando junto e estimulando o mesmo a gostar do que está fazendo. O resultado final deixará todos contentes. Mas isso não poderá acontecer somente na semana de provas, estudar deve ser uma rotina para que se aparecerem dúvidas nos conteúdos o aluno possa ter tempo hábil para sanar as dificuldades apresentadas.

Criar uma tabela de estudos ajuda muito; outro ponto fundamental são as tarefas diárias passadas pela professora, os pais poderão estar atentos às dificuldades e conversar com a professora sobre isso.

A internet pode ajudar sim, existem hoje muitas plataformas sobre educação onde o aluno pensa estar brincando, mas na verdade está revisando o conteúdo que já aprendeu. Tudo o que devemos fazer é estar junto dos filhos nestes momentos também, mostrando que tudo o que devemos fazer é estar junto dos filhos nestes momentos também, mostrando que estudar é bom e importante, pois dará suporte para a vida pessoal e profissional dele.

Mais uma vez, os pais devem estar presentes em todos os momentos da vida dos filhos e aos poucos estudar vira uma rotina, e por si só as crianças começam a caminhar com os próprios pés, pois quando olharem para trás verão que os pais continuam ali para dar suporte a sua caminhada.

Como o título deste texto já diz, pode ser fácil, desde que você pai e mãe, tenham preparado o terreno da aprendizagem e tenham mostrado a importância de estudar e aprender sempre mais.

Vale lembrar que todas as vezes que você souber de uma curiosidade ou algo interessante sobre os assuntos estudados por seu filho, sente com ele e converse, mostrando o quanto você se importa com ele e com tudo o que ele faz.

Vamos, corra, ainda dá tempo de mostrar ao seu filho o quanto você o ama e o quanto ele é importante. Esqueça o celular, o cansaço do trabalho e faça a sua parte, com certeza a colheita dos frutos mais tarde mostrará o quanto valeu a pena o que você fez.

Bons estudos!

 

%d blogueiros gostam disto: