Defesa Civil emite alerta sobre mudanças climáticas das próximas horas

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu uma note em sua página no Facebook alertando sobre as mudanças climáticas previstas para as próximas horas.

De acordo com a publicação existe a possibilidade de temporais, queda de granizo e chuvas acima da média prevista para a época do ano.

Confira a nota na integra:

AVISO METEOROLÓGICO – EPAGRI/CIRAM

Risco de temporal nesta quarta e quinta-feira!

Totais elevados de chuva na sexta-feira!
____________________

Na quarta e quinta-feira (17 e 18/08), pancadas de chuva em SC, no decorrer do dia, com risco de temporal isolado (rajadas de vento de mais de 60 km/h e granizo).
____________________

Na sexta-feira (19/08), chuva persistente em SC. No norte do Estado (Vale do Itajaí, Planalto Norte, Litoral Norte e Grande Florianópolis) e áreas de divisa com o Paraná (Oeste e Meio-Oeste), total diário previsto de 60mm a 80mm.

Especialmente no Litoral Norte de SC, condição de chuva persistente e volumosa entre a sexta-feira (19/08) e manhã de sábado (20/08). Nesse período, os totais de chuva podem superar os 100mm em algumas localidades da região.
____________________

No sábado (20/08), são esperadas rajadas de vento sul de 70 a 90 km/h, especialmente no litoral de SC, devido à intensificação de um ciclone próximo da costa Sul do Brasil.
____________________

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

____________________

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção
Secretaria de Estado da Defesa Civil

%d blogueiros gostam disto: