Semana começa com frio intenso e tempo seco em Santa Catarina

A semana em Santa Catarina começa com frio intenso. Depois de um fim de semana chuvoso, a segunda-feira (22) tem previsão de predomínio de sol em todas regiões do estado. No domingo (21), a Serra chegou a registrar neve.
“Um ar seco e frio predomina nessa segunda-feira afastando as nuvens para o mar. Assim, o sol predomina em todas as regiões até naquelas onde a manhã tem nevoeiros”, diz o meteorologista Leandro Puchalski.
No amanhecer, o Morro da Igreja registrou -5ºC, Urupema, -3ºC, Urubici, -2,5ºC, e São Joaquim marcou -1ºC. A cidade de Urupema teve registro de sincelo.
À tarde, os termômetros nas cidades da Serra não devem passar dos 8ºC. Municípios do Oeste devem marcar até 11ºC.

neve-sao-joaquim-730x480
Tendência da semana
“A terça (23) começa bem gelada em todas as regiões com formação de geada em cidades do Oeste, Serra e Norte. O sol novamente aparece com tempo seco em todas as cidades. Com isso, a temperatura sobe ao longo da tarde chegando aos 20ºC. Na Serra fica em torno dos 15 a 17ºC”, afirma o meteorologista.
Não há mais previsão de neve nesta massa de ar polar. A geada ainda está prevista para Oeste, Serra e Norte no amanhecer de terça e quarta (24).
O frio vai perdendo força gradativamente ao longo da semana com destaque de quinta à tarde em diante. Conforme Puchalski, se nada mudar, pode fazer calor nas tardes a partir de sexta.

Estragos

Santa Catarina também registrou estragos por conta do mau tempo. A Defesa Civil do Estado mantém o alerta para risco de deslizamentos no Planalto, Litoral Norte e Vale do Itajaí. A preocupação é maior nos municípios de Rio Negrinho, Joinville, Schroeder, Corupá, Rio do Campo, Jaraguá do Sul, Papanduva, Guaramirim, Rio do Sul, Canoinhas e Mirim Doce. Há possibilidade de inundação em Rio Negrinho, pois o rio está saindo da calha e pode atingir residências em áreas de risco.

Nas últimas 48 horas (das 8h do dia 19/08 às 8h de 21/08), os maiores volumes de chuva ocorreram nas regiões do eixo Centro-Norte do Estado (Extremo-Oeste, Oeste, Planalto Norte, Litoral Norte e Vale do Itajaí). Choveu acima dos 100 milímetros em vários municípios, como mostra a tabela abaixo:

14102339_793683747439915_1097499691421095085_n

Fonte: G1 e Epagri/Ciram

%d blogueiros gostam disto: