Governador estará em Fraiburgo verificando situação de emergencia

Na quarta-feira, dia 19, o secretário de estado de Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, esteve realizando uma visita técnica no município de Fraiburgo, que na terça-feira, dia 18, sofreu com uma forte chuva de granizo que destelhou diversas residências e comprometeu várias atividades da economia, em especial, do setor agrícola. Nesta quinta-feira, dia 20, o governador do estado, Raimundo Colombo, estará reunido com o prefeito Ivo Biazzolo para traçar alternativas para o município.

Na visita desta quarta-feira, dia 19, a Defesa Civil teve como finalidade dar prosseguimento ao processo de decretação de situação de emergência, a fim de repassar os dados levantados desse desastre para reconhecimento e validação junto Governo Federal e Estadual. Concomitante a isso, foram estabelecidas ações para restabelecimento do cenário, com a contribuição no repasse de telhas a famílias de vulnerabilidade social, bem como lona as residências atingidas.

Para o secretário de estado, a ação da Defesa Civil é emergencial a fim de diminuir os impactos ocasionados pelos sinistros. “Formamos frentes de trabalho no Estado, com equipes em Tubarão que foi afetada no domingo e nesta quarta-feira aqui em Fraiburgo, já monitorando outros 23 municípios do meio oeste catarinense também atingido por problemas climáticos nessa semana” afirmou.

A perspectiva é que nesta sexta-feira, dia 21, as telhas comecem a ser distribuídas por meio de mutirões compostos pela força tarefa da Defesa Civil, Policia Militar, Prefeitura e Corpo de Bombeiros.

O secretário esteve sobrevoando o município e posteriormente esteve reunido com o prefeito onde ouviu o levantamento dos prejuízos registrados. Segundo o prefeito Ivo Biazzolo, foram 2141 domicílios destelhados, afetando diretamente mais de seis mil pessoas. Os dados emitidos pela Câmara de Dirigentes Lojistas e Associação Empresarial somam mais de 350 mil em prejuízos diretos ocasionados na economia local. Alguns pomares, em especial de frutas de caroço, também foram comprometidos.

Estiveram acompanhando a visita os representantes da 9º Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), Geancarlos Farinon e Elias Boçois; do prefeito de Fraiburgo, Ivo Biazzolo e o representante da Defesa Civil de Caçador, a equipe municipal, com secretários, defesa civil municipal e assistência social, entre outras autoridades locais.

Aulas na rede estadual seguem suspensas

As aulas na rede estadual de ensino de Fraiburgo permanecem suspensas nesta quinta-feira, dia 20. Segundo a 9º Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), por meio  da Gerência de Educação a suspensão será mantida para que as escolas consigam se restabelecer para voltar ao cenário normal. As escolas afetadas são: EEB Gonçalves Dias, EEB São José e EEB Bela Vista.

%d blogueiros gostam disto: