fbpx

Exercícios físicos que fazem bem à saúde e ajudam a emagrecer

A prática regular de atividades físicas é essencial para garantir uma vida saudável e a recomendação é de que sejam feitos pelo menos 150 minutos por semana. No entanto, é grande o número sedentários. Segundo um levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgado em dezembro de 2014, 46% dos brasileiros não fazem atividade física suficiente.

Esse percentual diminui à medida em que as pessoas ficam mais velhas, ou seja, com o passar do tempo pratica-se ainda menos exercícios. Entre 18 e 24 anos, 35,3% das pessoas fazem alguma atividade. De 25 a 39 anos, 25,5%. De 40 a 59 anos, 18,3%. E, aos 60 anos ou mais, apenas 13,6%.

Benefícios das atividades físicas
Além dos benefícios físicos e para a saúde – diminuição do percentual de gordura, aumento da massa magra e da resistência muscular, redução da frequência cardíaca, ganho de condicionamento físico e prevenção de lesões e vícios de postura – a prática constante de atividade física também pode ajudar a combater a depressão.

A dica para quem pretende sair do sedentarismo e não sabe como escolher o melhor exercício é buscar uma alternativa que dê prazer e, assim, possa ser incorporada à rotina de cada pessoa. A identificação com determinada atividade ajuda a motivar e a não desistir facilmente.

Melhores exercícios para a saúde

Corrida

10-exercicios-fisicos-saude-emagrecer-corrida2

Melhora a circulação do sangue, estimula a produção de endorfina (hormônio da felicidade) e regula o sono.

Ciclismo

10-exercicios-fisicos-saude-emagrecer-bicicleta

Andar de bicicleta é um exercício que não causa grande impacto nas articulações e, se bem orientado, pode ajudar a controlar o colesterol e a pressão arterial, além de melhorar o condicionamento físico.

Caminhada

10-exercicios-fisicos-saude-emagrecer-caminhada

Previne e combate doenças cardiovasculares, controla a pressão cardíaca e aumenta a elasticidade de veias e artérias.

Hidroginástica

10-exercicios-fisicos-saude-emagrecer-hidro

Melhora a coordenação, a circulação e a respiração, além de regular a pressão arterial. Muito indicada para quem tem problemas na coluna ou lesões, pois não causa impacto nas articulações.

Yoga

10-exercicios-fisicos-saude-emagrecer-yoga

Aumenta a flexibilidade, regula a respiração e o metabolismo, relaxa o sistema digestório e a circulação sanguínea e trabalha a concentração.

 

Fonte: VIX

%d blogueiros gostam disto: