fbpx

Padre Deolino explica o verdadeiro sentido da Quaresma

Quaresma é a designação do período de quarenta dias que antecedem a principal celebração do cristianismo: a Páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo, que é comemorada no domingo e praticada desde o século IV.

A Quaresma começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos, anterior ao Domingo de Páscoa. Durante os quarenta dias que precedem a Semana Santa e a Páscoa, os cristãos dedicam-se à reflexão, a conversão espiritual e se recolhem em oração e penitência para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto e os sofrimentos que ele suportou na cruz.

Padre Deolino Baldissera, pároco da Paróquia Imaculada Conceição de Videira destaca que a quaresma é um peíodo de conversão.

Esse tempo de 40 dias é um tempo que a igreja propõe para uma reflexão mais aprofundada sobre o sentido da vida, do sofrimento,é um tempo de conversão de olhar para aquelas coisas que a gente está vivendo e não estão de acordo com aquilo que Deus nos propõe. Após 40 dias celebramos a grande vitória da vida sobre a morte e sobretudo a ressurreição que é a esperança Cristã que nos diz que a vida não para na morte.

Sobre a tradição de não comer carne vermelha nas quartas e sextas-feiras da quaresma, Padre Deolino explica que muita além do simbolismo de não comer determinados alimentos, devemos ter uma reflexão sobre nossas atitudes.

Na verdade hoje em dia a igreja só pede em duas ocasiões para o jejum e abstinência de carne, que é na quarta-feira de cinza e na sexta feira santa. Porém, mais importante do que deixar de comer isso deixar comer aquilo é a atitude que estamos tendo na vida. Não adianta deixar de comer carne mas tratar mal as pessoas ou eficar falando mal dos outros, esse jejum não tem sentido eu faço uma coisa só externa só no ritual. Isso não quer dizer que ela não seja importante, o jejum que é uma maneira de nós experimentamos um pouquinho na nossa pele do que é sentir fome. A gente desperta um pouco para a solidariedade com aqueles que não tem o que comer, por aqueles que fazem jejum todo dia.

%d blogueiros gostam disto: