Nada como uma boa conversa

A comunicação é indispensável à convivência entre as pessoas: ouvir, compreender e estimular a fala, em todas as suas manifestações, são compromissos que todos nós devemos ter. Por isso, é fundamental que os adultos conversem com os filhos.

Mas cuidado, não adianta conversar somente para dar bronca. As conversas com os filhos devem acontecer desde que eles estão na barriga da mãe e se intensificar após o nascimento.

Isso parece lógico, mas nos dias atuais as pessoas estão perdendo o hábito de conversar, os eletrônicos, o corre-corre do dia-a-dia e muitos outros fatores acabaram com as conversas em família. O que antigamente era natural, como todos fazerem as refeições juntos e conversarem sobre tudo, hoje quase não existe mais, pois cada um chega em um horário diferente e as refeições muitas vezes acabam não sendo em casa.

À noite então cada membro da família fica em um cômodo da casa, cada qual com seu celular ou no computador ou até mesmo assistindo televisão, mas sem conversar. Será que não está na hora de resgatarmos o tempo de travar muitas conversas com nossos filhos? Darmos risadas juntos, caminhar ao ar livre, andar de bicicleta, passear e realizarmos programas em família?

Não podemos esquecer que se as conversas com nossos pais fizeram a diferença em nossas vidas, sendo assim é necessário mostrar aos nossos filhos o quanto nos preocupamos e estamos do lado deles.
Conhecer os amigos, saber com quem estão saindo, o que estão pesquisando na internet são pontos fundamentais hoje para podermos estar conectados aos nossos pupilos.

Procure saber os interesses de seu filho, se esforce até mesmo para jogar seu game preferido, sente para ouvi-lo e faça-se presente; você irá perceber o quanto é gostoso participar atentamente da vida deles e o quanto podemos aprender a ver a vida com outros olhos; os olhos de crianças ou adolescentes que querem conquistar o mundo e muitas vezes precisam somente um empurrãozinho das pessoas que eles mais confiam; seus pais.

Experimente e curta as novas aventuras que irá vivenciar com eles!

%d blogueiros gostam disto: