Projeto de Educação Ambiental nas escolas de Ensino Fundamental terá continuidade n​este semestre

Em cerimônia realizada no dia 4 de julho, foi encerrado o projeto de Extensão de Educação Ambiental nas escolas de Ensino Fundamental do Meio Oeste Catarinense.  O projeto foi desenvolvido durante o 1º semestre letivo e atendeu 74 alunos da​s​ 6ª série​s​ das ​E​scolas ​de Educação Básica ​Maura de Senna Pereira de Pinheiro Preto e Esther Crema Marmentini de Videira.

Professores e diretores das Escolas participaram do ato que contou com as presenças do ​v​ice-reitor ​do campus, ​professor Ildo Fabris e ​diretor de Graduação​,​ professor Gilson Luiz Leidens​. O coordenador do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental​,​ prof. Andrei Goldbach​,​ deu início à nomeação dos alunos para o recebimento dos certificados de conclusão do curso, sendo que os mesmos foram entregues pelos professores que ministraram aulas no projeto​,​ juntamente com os acadêmicos monitores que​,​ voluntariamente​,​ auxiliaram nas aulas práticas.

 A aluna Valdiléia Lara da Escola Maura de Senna, conta que ficou muito feliz em participar desse curso na Unoesc, onde aprendeu a fazer muitas coisas que elevou seu grau de conhecimento.

Eu aprendi, por exemplo, que posso gerar energia com placas solares e, ainda​,​ ​que ​​há ​energia feita à base de água​. Eu mal podia esperar para vir aqui​, a cada semana,​ novamente. ​Ao cheg​ar aqui​,​​ estava​ feliz, mas fiquei ainda mais contente quando olhei no microscópio e descobri o que eu quero realmente fazer ​no futuro. Quero ser cientista​!​ Todas as nossas aulas foram muito legais, aprendi a reciclar o lixo e separá-lo. Todos os professores foram muito legais, agradecemos a eles por tudo que nos ensinaram,​ e​ com certeza aprendemos muito para usar no nosso dia a dia​, completou.

 Para a professora Marta Verônica Buss​,​ que participou deste projeto e auxiliou na coordenação do mesmo, foi uma experiência muito positiva,​ pois​ os alunos e as escolas receberam muito bem a proposta pedagógica de ensino, onde os temas abordados nas aulas​,​ apesar de serem bem técnicos​,​ foram trabalhados pelos professores com metodologias ativas e aulas práticas.

Desta forma​,​ acreditamos ter despertado nas crianças a conscientização para os cuidados que todos devemos ter para preservar o meio ambiente e, ainda​,​ muitos alunos relataram a vontade de estudar nesta área, ser​em​ cientista​s​ e pesquisador​es. Desta forma​,​ acredito que o ​c​urso de Engenharia Sanitária e Ambiental​,​ por ter realizado este projeto​,​ colaborou para a formação de​ mais essa turma de “monitores ambientais”, os quais se espera que sejam agentes da transformação na sua família, escola e comunidade, explicou Marta.

 Já o professor Andrei Goldbach, afirma que o resultado alcançado com o projeto que foi muito bem recebido pela comunidade escolar, terá continuidade n​este​ segundo semestre de 2017, atendendo mais três turmas de alunos do 6° ano das escolas de Ensino Fundamental do Meio Oeste Catarinense.

Já temos confirmad​a​ a participação dos alunos do Governador Lacerda de Videira e aguardamos o contato d​e outr​as escolas interessadas para que possamos dar sequência na proposta que é fruto da parceria do curso de Engenharia ​S​anitária e Ambiental com o Comitê do Rio do Peixe — finalizou.

O projeto contou com em cinco módulos:

I – Energias Sustentáveis​,​ com o Professor Andrei Goldbach;

II – Introdução e Gestão Ambiental​,​ com a Professora Vanessa Wegner Agostini;

III – Saneamento Básico​,​ com a Professora Carla Suntti;

IV – Resíduos Sólidos​,​ com a Professora Marta Veronica Buss;

V – Qualidade das Águas​,​ com o Professor Petrick Anderson Soares

%d blogueiros gostam disto: