O primeiro passo para se tornar um bom motorista começa nas Autoescolas

Tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), a popular carteira de motorista, é para os brasileiros como um ritual de passagem para a vida adulta. Para concretizar esse sonho os futuros motoristas devem seguir alguns passos até a conquista da Permissão para Dirigir, que é uma espécie de habilitação provisória válida por um ano até que o candidato possa ter a CNH definitiva.

Assim que completar 18 anos, o cidadão pode iniciar o processo para obter a Permissão para Dirigir, precursora da Carteira Nacional de Habilitação. A Permissão restringe-se às categorias A e/ou B.

Todos os candidatos à Permissão terão de passar obrigatoriamente por um Centro de Formação de Condutores (CFC), para as aulas teóricas e práticas.

Para iniciar o curso teórico, o candidato à habilitação precisa estar apto nos exames médico e psicotécnico. No curso teórico-técnico, serão ministradas 45 horas/aula (ministrado pelo Centro de Formação).

Na Autoescola LP, o curso pode ser realizado no período da manhã, noite ou aos sábados. Em média, a duração do curso é de 12 dias de aulas.

Após esse curso, será realizado o exame teórico no órgão de trânsito.

Segundo Rodrigo Barbosa, proprietário da Autoescola LP, que atua há mais de 30 anos na formação de condutores no município, o curso teórico é de vital importância na formação dos novos condutores, pois é nele que obterão os conhecimentos necessários que serão utilizados durante toda vida.

Ressalta ainda, que os novos condutores não reclamam de participar do curso, pois quando nasceram, essa lei já existia.

Os aprovados no exame de legislação recebem a Licença de Aprendizagem de Direção Veicular (LADV), indispensável para que iniciem o mínimo de 25 horas/aulas no automóvel e 20 horas/aulas na motocicleta (quando optar pela categoria AB).

Depois do curso prático, os candidatos passam pelo exame de volante e, se aprovados, recebem sua Permissão para dirigir.

A Permissão terá validade por um ano e, após esse período, deverá ser trocada pela CNH definitiva.

A escolha de um Centro de Formação de Condutores (CFC) de confiança também é fundamental para a formação dos novos condutores.

Rodrigo reforça que um dos maiores compromissos da Autoescola LP é formar motoristas conscientes.

A preocupação do instrutor é fazer o aluno utilizar na aula prática o conhecimento adquirido durante o curso teórico, e assim desenvolvendo o conjunto de habilidades para que tenhamos um trânsito mais seguro.

“Para o trânsito de Videira melhorar, precisamos de mais gentileza. Comece dando passagem quando alguém sinalizar para mudar de faixa, pois você também pode precisar” enfatiza Rodrigo.

%d blogueiros gostam disto: