Dia D da campanha acontece nesse sábado

Pais e mães devem ficar atentos, pois nesse sábado (16)  acontece o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente.

O público-alvo são crianças e adolescentes com até 14 anos 11 meses e 29 dias, pois o objetivo é que façam vacinas que, por ventura, ainda não tenham feito. Por isso, a vacinação será de forma seletiva, ou seja, mediante avaliação da caderneta das crianças e adolescentes. Quem tiver dúvida, pode procurar a unidade de saúde mais próxima para verificar se seus filhos e filhas precisam atualizar alguma vacina. Se houver necessidade, será feito o encaminhamento ao Posto de Assistência Médica (PAM).

“O objetivo da campanha é resgatar os não vacinados ou completar esquemas de vacinação, visando atualizar a caderneta de vacinação, pois assim melhoramos as coberturas vacinais, contribuir para a redução da incidência das doenças imunopreveníveis”, explica a enfermeira responsável pelo setor de imunização do PAM, Mirian Rostirolla.

Mobilização

O objetivo  é reforçar o acesso às vacinas, alertando estados e municípios da importância de manter elevadas as coberturas, evitando o reaparecimento de doenças já controladas ou mesmo eliminadas do Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, mais da metade (53%) do público convocado já deveria estar com o calendário de vacinação completo.

Dados sobre vacinação recomendada para crianças ao nascer ou menores de um ano, de acordo com os dados do Programa Nacional de Imunizações (PNI), apontam que 760 mil crianças ainda não foram vacinadas com BCG, 950 mil com a hepatite B, e 470 mil crianças ainda não foram vacinadas com pneumocócica e rotavírus.

A situação é mais crítica nas vacinas para adolescentes. Na meningocócica C, por exemplo, são 5,9 milhões de adolescentes de ambos os sexos na faixa de 12 e 13 que anos ainda não se vacinaram. O mesmo ocorre na vacina de HPV. Cerca de 73,6% das meninas de 9 a 15 anos receberam a primeira dose e apenas 47% foram imunizadas com duas doses. Já entre os meninos, 23,6% de adolescentes foram vacinados aos 12 e 13 anos. Outra vacina para adolescentes com baixas coberturas é para a hepatite B. Em 2016, não foram vacinados 1,3 milhão de jovens.

A multivacinação também é uma oportunidade para que municípios que ainda tenham vacina contra influenza continuem a vacinar o público-alvo da campanha (menores de 15 anos).

São 14 vacinas que compõe a campanha nacional de multivacinação:

– Hepatite A

– VIP

– Meningocócica C

– Rotavírus

– HPV

– Pneumo 10

– Febre amarela

– Varicela

– Pentavalente

– Tetraviral

– Dupla adulto

– DTP

– Tríplice viral

– VOP (poliomielite)

 

SERVIÇO

O QUÊ: Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente

QUANDO: de 11 a 22 de setembro, das 8 horas às 16h45min, sem fechar ao meio-dia. No dia 16 acontece o Sábado D e o PAM estará aberto no mesmo horário para atender ao público

ONDE: Posto de Assistência Médica (PAM) de Videira

 

%d blogueiros gostam disto: