Mariel Estúdio Fotográfico: Eternizando momentos através da fotografia

Só quem tem crianças pequenas sabe como em determinados situações gostaríamos de poder parar o tempo, de eternizar aquele momento para que eles ficassem para sempre os nossos bebês!

Muitos dirão que isso não é possível, mas para Mariel Stefaniak isso é possível sim! Fotografa especializada em Newborn, Mariel recebeu na última semana a certificação na ABFNR – Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nascidos.

“Assim garantimos que nosso trabalho segue todos os requisitos necessários para a segurança do seu filho, em um ensaio fotográfico de Newborn. Atuando de maneira segura para que seu filho não venha a ter sequelas futuras devido o manuseio de alguns “profissionais” não aptos a exercer esse tipo de fotografia” destaca a fotografa.

O que é newborn

A palavra newborn quer dizer recém-nascido em inglês, mas quando usamos esse termo em fotografia, estamos nos referindo à um estilo especial de fotografia com bebês recém-nascidos, pois eles podem ser fotografados em vários outros estilos.

Esse estilo novo de fotografar bebês tem sua origem no conhecido trabalho da fotógrafa australiana Anne Geddes, por isso é bastante popular nesse país e também nos EUA, Canadá e alguns países da Europa como Inglaterra e Alemanha. Aqui no Brasil ainda é algo relativamente novo e começou a ser mais conhecido à partir de 2011.

Diferente do estilo “life-style” que é fotografar o bebê no ambiente da sua casa, com suas roupinhas e brinquedos, a fotografia “newborn” busca um olhar mais artístico onde o bebê é retratado na maioria das vezes peladinho ou enrolado em pequenos tecidos, em poses que são trabalhadas pela fotógrafo de maneira que remetam à forma orgânica que ficavam quando estavam na barriga de suas mamães. Eles também são ajeitados (sempre delicadamente) de forma que suas mãozinhas e pézinhos passem uma imagem de sossego, sono tranquilo e sereno.

É muito importante que, para fazer esse tipo de fotografia, o profissional tenha conhecimentos sobre a fisiologia do bebê e saiba lidar com ele sempre respeitado normas de segurança e higiene.

Qual A Idade Do Bebê?  Tão novinho assim? Por que?

O ensaio no estilo newborn é feito com o bebê quando ele tem até 21 dias. Sendo que o período mais indicado é quando ele tem idade entre 6 e 15 dias de vida. Quanto mais novinho, melhor… pois assim a sessão é mais rápida e tranquila. Depois de chegar da maternidade, a mamãe e o papai estão começando a se adaptar à nova rotina e conhecer seu bebê.

Á partir de 6 dias de vida o bebê já começa desenvolver uma certa rotina no horário de mamar, também volta a ganhar peso ( sim, é normal o bebê perder até 10% do peso depois do nascimento) e a mamãe, que já está de volta em casa, começa a conhecer e descobrir as preferências de seu filhinho e vai aos poucos “aprendendo a ser mãe”.

Embora a maioria dos pais prefira esperar um pouco mais para fazer as fotos, é importante saber que quanto mais novinho o bebê, mais tranquila é a sessão, justamente porque ele dorme com facilidade por períodos mais longos, o que facilita coloca-lo em certas poses para a fotografia.

Até os 15 dias de vida o bebê ainda tem bastante alongamento e fica confortável nas poses que remetem à forma como ele ficava quando estava na barriga da mamãe…fica bonito fazer fotos assim!

Dicas para as mães:

É importante que vocês (mamãe e papai) estejam tranquilos e sem pressa ou agitação no dia da sessão. Bebês são sensíveis e captam com facilidade a nossa energia. Assim há mais chances que eles também estejam.

Uma sugestão é não agendar nenhum compromisso importante com hora marcada próximo ao horário da sessão pois nunca se sabe exatamente quanto tempo vai durar a sessão com seu bebê.

Outra coisa que é importante lembrar: como a fotografia newborn é feita com o bebê sem as roupinhas, o ambiente estará aquecido para que fique confortável e quentinho para ele. A temperatura dentro do estúdio estará em torno de 27ºC ou 28º C.

Mamãe, se puder, um dia antes da sessão evite comer alimentos que possam provocar gases e cólicas no seu bebê.

Evite alimentos como:

-Chocolate ao leite

-Carne vermelha e frituras

-Cebola

-Repolho

-Ovo

-Couve-flor

-Feijão

-Grão de bico

-Ervilha

-Iogurte integral

-Batata-doce

O espaço do estúdio é pequeno para ser aconchegante e acolhedor, por isso só os pais do bebê e irmãos, se tiver devem ir ao ensaio. Quanto mais tranquilo estiver o ambiente melhor será para a realização do ensaio.

AVISO IMPORTANTE: No dia da sessão de fotos com o bebê ninguém pode estar doente. Nem o bebê, por razões obvias. Nem a mamãe, nem o papai e muito menos o fotógrafo!

%d blogueiros gostam disto: