Gentileza gera gentileza

Quantas vezes passamos pelas pessoas sem cumprimentar, com a cabeça baixa ou olhando para o celular. Eu mesma já me encontrei em situações assim, e com elas pude aprender que devemos olhar nos olhos das pessoas que encontramos e cumprimentá-las, pode ser que assim poderemos tornar a vida delas um pouco mais agradável.

Não vou culpar totalmente os eletrônicos, mas uma das explicações é que as pessoas passam umas pelas outras, sem muitas vezes se dar conta e ao mesmo tempo pensando em tantas coisas que parece nem ver as pessoas. Isso é um fato preocupante pois estamos com o piloto automático ligado e fazemos sempre as mesmas coisas, como se estivéssemos programados para fazer somente aquilo e não conseguimos fazer o diferente.

Lembro-me que quando era criança, haviam pessoas que visitavam nossa casa e da mesma forma visitávamos outras casas também. Atualmente as pessoas tem uma vida tão corrida que nos tempos de folga, preferem ficarem quietas, as vezes sem fazer nada, simplesmente pelo prazer de não fazer nada.

Segundo Augusto Cury, a ansiedade é o mal do século e é assim que vemos as pessoas, com vontade de fazer tudo e sem ânimo para tal realização. Nesta condição estão muitas pessoas, que seguram uma máscara no período diurno e à noite desabam como se estivessem esgotadas todas as forças.

E o que tudo isso tem a ver com a educação? Esta é a parte mais triste, antes víamos esta situação acontecer somente com adultos e agora, já observamos crianças com os mesmos sintomas e cada vez com mais frequência. A preocupação é que os adultos sabem lidar com este problema e as crianças e jovens, ficam reféns de sintomas que são estranhos e ao mesmo tempo não sabem como lidar.

Novamente a parceria entre a família e a escola é fundamental para diagnosticar o quanto antes mudanças de comportamento e iniciar um tratamento imediatamente. Observe sempre o comportamento de seu filho e fique atento a qualquer mudança. As crianças também se sentem pressionadas e podem reagir de várias formas, uma delas é através da ansiedade.

%d blogueiros gostam disto: