Novembro Azul atendeu quase 300 homens na primeira etapa

Foco, a partir desta semana, será na segunda etapa da campanha, na qual serão feitos os retornos para análise de exames

O assunto saúde do homem ainda é um grande tabu da sociedade atual. Para romper barreiras e cuidar da saúde desta parte da população, os governos investem em estratégias e campanhas como “Novembro Azul”, que visa a prevenção e diagnóstico do câncer de próstata.

Em Videira, para melhorar a efetividade da campanha, a Secretaria de Saúde e Ação Social montou um ambulatório exclusivo para atender aos homens durante o mês de novembro. O ambulatório está funcionando na Unidade de Saúde do Bairro Cibrazém e, durante a primeira etapa da campanha “Novembro Azul”, que encerrou no dia 11, atendeu a 292 homens com idade entre 20 e 59 anos (o dobro de atendimentos feitos durante a campanha em 2016).

A primeira etapa da campanha serviu, basicamente, para realizar consultas clínicas e solicitar exames (dependendo de cada caso e da faixa etária dos pacientes). Os exames foram agendados e realizados nos laboratórios conveniados com a Secretaria de Saúde. A partir desta quinta-feira (16) todos os pacientes a quem foi solicitado exame ou acompanhamento começam a fazer seus retornos para análise dos resultados e, se necessário, iniciarem tratamento com medicamentos. No retorno também será feita uma avaliação odontológica, com ênfase na busca ativa de pacientes com possível câncer de cabeça e de pescoço.

“A partir desta data, os esforços da campanha serão destinados a segunda etapa, que é a busca ativa dos homens atendidos na primeira etapa para organizarmos o retorno de cada um. Não serão atendidas novas consultas e sim o encerramento das consultas já realizadas”, ressalta a coordenadora de Atenção Básica, Rose Baldo.

A enfermeira destaca, ainda, que o retorno será agendado pela equipe e os pacientes serão contatados para que sejam informadas as datas de atendimento de cada paciente.

DIA D

O ápice da campanha foi o Dia D, que aconteceu no sábado (11), quando foram atendidos mais de 160 homens. “Uma equipe multiprofissional, formada por 22 pessoas, foi especialmente treinada para atender e acolher da melhor maneira o homem que agendou sua consulta e buscou o atendimento para este sábado. Os pacientes foram recepcionados com lanche cuidadosamente supervisionado pela nutricionista da Secretaria de Saúde”, comenta Rose.

Após a consulta, os exames solicitados já foram agendados junto a rede de laboratórios conveniados com a secretaria. O retorno desses pacientes será no dia 2 de dezembro, também um sábado.

%d blogueiros gostam disto: