
No segundo semestre de 2017, o projeto de extensão “Sei tudo de Física, Matemática e Adoro Química”, do curso de Engenharia Química da Unoesc de Videira, atendeu nove escolas da região de Videira, abrangendo um total de 159 estudantes. O projeto contou com a participação e colaboração de acadêmicos do curso, entre bolsistas do Artigo 170, e voluntários.
Nesta etapa, segundo a professora e coordenadora do curso, Carla Suntti, os alunos tiveram a oportunidade de se aprofundar nos estudos de física, onde foram desenvolvidas práticas pelo professor Andrei Goldbach, junto aos estudantes de graduação. Em laboratório, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II trabalharam com práticas sobre densidade, velocidade e atrito.
Também foram desenvolvidas atividades envolvendo conteúdo de química e física pelos acadêmicos da segunda fase do curso de Engenharia Química para estudantes dos 2º e 3º anos das escolas públicas da região de Videira. Nessa atividade participaram 200 estudantes.
Outra atividade desenvolvida dentro deste projeto foi o envolvimento dos componentes de química e física da graduação, em que estudantes da 2ª fase do curso de Engenharia Química foram até as escolas levar um pouco do seu conhecimento para estudantes do ensino médio.
O professor Iomaques Vieira de Moraes, que auxiliou no desenvolvimento do programa de extensão “Sei tudo de Física, Matemática e Adoro Química”, explica que esteve realizando visitas, ao longo do segundo semestre de 2017, em algumas escolas do ensino médio dos municípios de Fraiburgo, Campos Novos e Salto Veloso. Ele conta que nessas visitas pôde contar com a participação de acadêmicos do curso de Engenharia Química, que estudaram nessas escolas e agora voltaram para levar um pouco do que estão aprendendo na universidade como forma de socializar o conhecimento.
Durante as aulas, com a utilização de kits experimentais de física e química, cuidadosamente escolhidos, juntamente com painéis ilustrativos, explica Iomaques, os alunos dessas unidades de ensino tiveram a oportunidade de visualizar na prática alguns conteúdos trabalhados em sala de aula, e conhecer melhor o curso de Engenharia Química, do ponto de vista de acadêmicos que estão cursando essa área.
Durante a visita, a direção dessas escolas nos acolheu muito bem e se mostrou bastante satisfeita com o trabalho apresentado, tanto que fomos convidados a retornar em outras oportunidades, quem sabe no ano que vem, com um programa de experimentos completo— finalizou o professor Iomaques.
O projeto também contou com a colaboração do professor José Manoel Couto da Faria que orientou os acadêmicos na área de Química Orgânica.