Formatura!

A palavra formatura deriva de formar-se ou formação. A “formatura” é uma cerimônia festiva de conclusão de um curso. É a conclusão de uma etapa da vida que transformou um grupo de pessoas.

Nesse sentido, as formaturas podem ser vistas também como rituais de passagem, celebrações que marcam mudanças de fase de uma pessoa na sua comunidade e na sua formação. Em geral representam a marca de momentos importantes na vida das pessoas.

Nas últimas semanas o que mais se ouve nas escolas é a palavra formatura. Para muitos pode não ter um significado muito importante, mas para os formandos isso significa o fim de uma etapa e o começo de outra.

É muito curioso a forma com que cada pessoa reage a esta festa pois tanto para os formandos como para os professores e para os pais e familiares a forma de ver e participar deste evento é diferente.

As crianças, bem como suas famílias, estão de fato encerrando um ciclo em suas vidas. Transformaram-se ao longo da etapa e devem ser preparadas para compreender que deixarão para trás situações, ambientes, rotinas e pessoas. Por outro lado existe o fator realização, que é sentido ao perceber a conquista de habilidades, aprendizagens e autonomia.

Viva estes momentos com eles, curtam cada música, cada homenagem e sintam o prazer de compartilhar este momento especial com seus familiares e amigos, pois esta formatura é única, ela não poderá ser comemorada novamente. Outras virão, porém, serão outras, com outros sabores com outras conquistas.

Imaginem como será importante para os formandos este dia mais do que especial, além de serem os formandos, a festa é deles, para eles e nós pais, ficaremos nos bastidores, assistindo a tudo e lembrando-se de quando eles ainda estavam a caminho, dos sonhos e desejos que tínhamos por eles.

Sintam o gostinho do dever cumprido, abrace seu filho, vibre e não esqueça de dizer o quanto ele é importante para você e o mais importante o quanto você o ama, mas lembre-se de mostrar que conquistamos tudo com facilidade, que é necessário passar por obstáculos para conseguirmos com mais garra o que queremos.

%d blogueiros gostam disto: