Lago da Praça do lazer é ponto de encontro dos videirenses

Peixes ornamentais pedras decorativas, aguapés e um lindo chafariz com jatos de água que podem chegar a quatro metros de altura. Parece até a descrição de um local turístico em uma metrópole qualquer, mas trata-se do lago da Praça do Lazer, no Bairro Farroupilha.

O local, que tem sido um dos pontos de encontro dos videirenses neste verão, passou quase dois anos desativado devido à necessidade de manutenção nos filtros dos jatos. No final de 2017, após a conclusão do serviço, a prefeitura reativou o chafariz e voltou a encher o lago, que estava vazio.

Dentro do lago foi montada uma estrutura com elementos naturais para receber peixes ornamentais (carpas coloridas e cascudos), como a instalação de pedras decorativas e o plantio de aguapés, além da utilização de tubos de concreto (que seriam descartados pelo DSU) para a construção de tocas para os peixes.

“Entre novembro e dezembro de 2017 foram colocados no lago cerca de 50 peixes adultos, que já estão se reproduzindo, por isso é possível encontrar até mesmo alevinos no lago. A reprodução dos peixes demonstra que a água do local, que vem de fontes naturais, tem a qualidade necessária para manter a fauna e deixar o ambiente propício para o desenvolvimento dos peixes”, comenta o diretor de arquitetura da prefeitura, Frank Mayer Brandalise.

Com a manutenção em dia e reativado, o lago tem atraído a atenção dos videirenses, o que faz do local um ponto de encontro nos finais de tarde. “Com todo o cuidado que a prefeitura teve para restaurar o lago e recolocá-lo em funcionamento, o único pedido que fazemos é para que as pessoas contribuam com a limpeza do local, evitando jogar lixo dentro do lago e nos arredores. A colaboração de cada um contribuirá para que não aconteçam novos problemas e o chafariz precise ser desativado”, completa Frank.

%d blogueiros gostam disto: