Pesquisadores da Epagri desenvolvem nova variedade de ameixa

O mês de janeiro ainda é de colheita da ameixa. Porém mais da metade dessas frutas consumidas no país são importadas. Mais isso pode começar a mudar por contra de uma descoberta de pesquisadores da Epagri de Videira.

O clima do meio oeste é ideal para as frutas com caroço. Pêssego e nectarina lideram as produções nos pomares, situação bem diferente das ameixas, que só vem perdendo espaço na preferência dos produtores por causa dos prejuízos causados por pragas e doenças. Mas essa falta de interesse pode estar com os dias contados.

Depois de mais de 20 anos de estudos os pesquisadores da Epagri desenvolveram uma nova variedade, a Zafira, que é totalmente resistente a escaudadura, principal doença que atinge as ameixeiras.

A escaudadura é causada por uma bactéria, não tem cura e compromet pomares inteiros. A transmissão é feita pelas cigarrinhas que são pequenos insetos, e foi esse o alvo dos pesquisadores da Epagri. Com mos cruzamentos eles chegaram a uma ameixa que tem características que funcionam como repelentes naturais, ou seja, elas não são atacadas por insetos.

“Até hoje no mundo não tem nada parecido. Essa bactéria existe em outras culturas e não havia solução. Nós estamos encontrando para a ameixa o primeiro caso de resistência indireta aos insetos e consequentemente a transmissão da doença. A ameixa a partir de agora vai ser m muito fácil de ser produzida no Brasil” afirma Marcos Dalbó, pesquisador da Epagri.

E não é só a resistência que faz da Zafira única, ela está sendo chamada também de a melhor de todas as ameixas. O sabor é mais doce e menos ácido. Além disso amadurece mais rápido depois da colheita e com isso o consumidor corre menos risco de comprar frutas verdes, mas com a aparência de maduras, como ocorre com as outras variedades.

O agricultor José Mariani decidiu participar do teste da Epagri e agora está colhendo a primeira safra cheia. Com a boa aceitação do mercado ele decidiu que vai investir pra valer na nova ameixa.

“O sabor, tamanho e a coloração são excelentes. A Zafira é uma ameixa que veio para se consolidar na região. Uma variedade que é livre da escaudadura, resistente a doenças, é uma variedade que veio para ficar” salienta.

Para mais informações sobre a nova variedade de ameixa pode entrar em contato com a Epagri de Videira pelo telefone (49) 3533-5600.

 

Fonte: Jornal do Almoço

%d blogueiros gostam disto: