Prefeitura emite nota sobre Febre Amarela

Em nota a prefeitura de Videira esclareceu algumas dúvidas sobre vacinação no município, confira:

NOTA INFORMATIVA – FEBRE AMARELA

A Prefeitura de Videira esclarece à população de Videira as seguintes informações acerca da Febre Amarela:

1 – No calendário vacinal de rotina, é preconizada a vacinação contra Febre Amarela para crianças a partir de 09 meses de idade, em dose única.

2 – Fora do calendário vacinal, é realizada somente para pacientes de 09 meses à 59 anos de idade.

3 – Em relação aos pacientes que já tomaram a vacina em anos anteriores, ressalta-se que a vacina da Febre Amarela é Dose Única, independente da data em que o paciente realizou a vacina, não sendo portanto necessária a repetição desta.

4 – Os municípios dos estados considerados áreas com recomendação para a vacinação contra a Febre Amarela, mas que no momento não apresentam registro de casos confirmados em primatas ou humanos, devem realizar somente procedimentos de rotina, não devendo ser desenvolvida qualquer estratégia de intensificação da vacina.

5 – A vacinação intensificada está sendo realizada somente nas cidades onde há o registro de casos confirmados da Febre Amarela em humanos (São Paulo e Rio de Janeiro).

6 – Conforme orientação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, está sendo feito o agendamento da vacina nos municípios, de forma a otimizar as doses, uma vez que o frasco aberto tem duração de 06 horas somente.

7 – Em Videira, o agendamento da vacinação pode ser feito através do telefone 3551-7600 ou pessoalmente na unidade de saúde PAM – Posto de Assistência Médica (em frente ao PAME), somente para aqueles casos em que o paciente irá se deslocar para as áreas de risco prioritárias. A vacina deve ser feita com 10 dias de antecedência da viagem e/ou deslocamento.

8 – A vacina da Febre Amarela é segura, no entanto, por ser feita a partir de vírus vivo, pode causar eventos graves após sua aplicação, devendo portanto ser avaliado o risco benefício ao paciente. Por isso, gestantes, mulheres amamentando, pacientes imunodeprimidos (em uso de corticóide, com diagnóstico de câncer, entre outros) e idosos devem passar por avaliação médica rigorosa, devendo ser feito o encaminhamento por escrito.

Prefeitura de Videira

%d blogueiros gostam disto: