A importância de usar o uniforme escolar

O uniforme escolar é um item que proporciona grande praticidade para os alunos e economia para os pais. Com certeza, usar diferentes roupas a cada dia de aula é no mínimo, caro, devido ao desgaste. Fora isso, crianças e adolescentes numa certa idade sempre querem chamar a atenção dos colegas usando roupas diferentes e mais caras, desencadeando o consumismo.

A prática das escolas em estabelecer o uso da mesma roupa entre os alunos possui sua origem no exército, uma das primeiras instituições a adotar uma vestimenta única para todos os seus militares. Os uniformes escolares começaram a ser utilizados por volta de 1890 pelos estudantes da Escola Normal, responsável pela formação de professores. As escolas mais tradicionais passaram a adotar o uniforme, de fato, somente na década de 20. Já as demais, na década de 30.

Os uniformes foram criados para simbolizar as cores, o nome, a tradição e o símbolo da escola, desta forma, os alunos uniformizados deveriam manter um comportamento exemplar e zelar pela imagem das instituições, mesmo fora delas. Entre as décadas de 40 e 70, o uniforme de uma instituição conceituada era um símbolo de aceitação social, sendo o sonho de muitos alunos e pais. A partir da década de 90, as escolas, principalmente privadas, mudaram bastante os modelos de seus uniformes, fazendo roupas mais confortáveis e descoladas.

Atualmente, os uniformes não são tão prestigiados pelos alunos. De fato, essa padronização é importante. Primeiro porque evita que a sala de aula se transforme em um “desfile de modas”. Além disso, seu uso desenvolve nos alunos, um sentimento de pertencimento ao grupo, fundamental no desenvolvimento psicossocial das crianças.

Benefícios do uniforme

Ao adotar o uniforme a escola tem por objetivo uma série de medidas que visa beneficiar exclusivamente o aluno, e que não se limita a apenas igualá-los. Veja abaixo os benefícios do uso do uniforme escolar.

Segurança para os alunos

Evita que outras pessoas se infiltrem no meio escolar, possibilita a identificação dos alunos em possíveis situações de perigo na rua e ainda contribui para evitar a evasão escolar;

Economia

Evita o uso de outras roupas, representando uma economia financeira considerável.

Respeito

Incentiva o respeito às normas e disciplina impostas pela escola, o que é fundamental para a vida em sociedade.

Igualdade

Evita o consumismo e disputa de status, muito comum entre adolescentes. Atua também evitando determinadas situações discriminatórias que ensejam a prática de bullying.

Atenção voltada para o aprendizado

O uso do uniforme mantém o foco do aluno na aprendizagem, pois todos igualmente fazem parte do grupo e possuem os mesmos interesses, no caso a aprendizagem.

O uniforme sofreu uma série de mudanças através dos tempos. Para muitas escolas ele se restringe a uma camiseta com o seu emblema e calças jeans.

Dessa forma a vestimenta não deixa de cumprir sua função genuína, mas também agrada aos alunos que gostam de se vestir despojadamente.

Uniformes em Videira

A HARMONIZE, que atua no ramo têxtil e vestuário há mais de 10 anos, tem lugar de destaque no mercado com a fabricação de uniformes escolares, contando sempre com tecidos da mais alta qualidade que reúnem também durabilidade e resistência, buscando sempre a especialização para melhor atender seus clientes. Faça uma visita e confira.

 

Fonte: Brasil Escola/Ripio

%d blogueiros gostam disto: