Transição confusa

Ali pelos lados do senadinho da Praça XV, na Capital do Estado, já começa a surgir um burburinho dando conta de que está cada vez mais difícil identificar quem é o timoneiro da nau governista na capitania de Santa Catarina. Raimundo Colombo levou para o seu governo dois tucanos, Leonel Pavan, que diz que vai ficar embora Eduardo Moreira tenha declarado que não quer o partido no seu eventual mandato-tampão, e Vicente Caropreso, que já deixou a Saúde no fim do ano passado.

O ainda governador também nomeou um secretário do Progressistas, Valmir Comin. Agora, parece que ninguém sabe se os dois vão ficar no governo, quem nomeia, quem demite, etc e tal. O cenário poderia indicar, para os mais gaiatos, que a nau está na iminência de se desgovernar. Ou até de emborcar.

Água e vinho

O Progressistas, importante lembrar, é o maior adversário do MDB em Santa Catarina. E vai ficar na eventual gestão de Eduardo Moreira caso efetivamente Raimundo Colombo renuncie? E mais: Comin ficará no governo até a desincompatibilização, no começo de abril? Os indícios apontam que, a partir de 16 de fevereiro, se não de direito, o MDB estará governando, de fato, Santa Catarina. Pelo menos até o prazo fatal para os candidatos deixaram os cargos e Raimundo Colombo decidir se renuncia ou não.

Ziriguidum

Neste ínterim (16 de fevereiro até o começo de abril), o MDB vai governar tendo em seus quadros um histórico do PP? Aiaiai. Com a proximidade do Carnaval, a turma já está começando a lembrar o clássico e famoso samba do crioulo doido!

Menos impostos

Deve ir a votação, ainda nas primeiras sessões ordinárias do Senado, PEC de autoria do senador Paulo Bauer, desonerando vasta lista de medicamentos. A PEC é de 2014, contou com a relatoria do falecido Luiz Henrique da Silveira, e na Comissão de Constituição e Justiça teve posição e articulação contrária da senadora petista Gleisi Hoffmann, ré na Lava Jato.

Intervenção providencial

Atento a articulação, Bauer requereu votação em plenário, o que está previsto ocorrer em breve. Nunca é demais pedir às nossas atentas lideranças para que pressionem os senadores pela aprovação da proposta.

Foco

Na terça-feira, dia 6, todos os olhos se voltam para a Assembleia Legislativa. Depois que Raimundo Colombo ler sua última mensagem anual à sociedade como governador, os deputados vão eleger novo presidente, o deputado Aldo Schneider (MDB). Nos bastidores, as especulações e projeções serão fartas face ao cenário de incertezas e indefinições com vistas ao pleito deste ano.

Religião

O Presidente do PT de Santa Catarina, Deputado Décio Lima, e a deputada estadual Ana Paula Lima, participaram hoje do batizado de Ana Lua, bisneta do presidente Lula. A cerimônia foi realizada pelo ex Bispo da Diocese de Blumenau, Dom Angélico, e reuniu familiares e amigos. Ana Lua é neta de Lurian Lula da Silva, que, entre as décadas de 1990 e 2000, morou na cidade do Vale do Itajaí, onde ficou sob os cuidados de Décio, que era o prefeito da cidade, e Ana Paula, primeira-dama à época.

%d blogueiros gostam disto: