Programa de ​t​rainee seleciona acadêmico de ​E​ngenharia Qu​í​mica

O acadêmico Eduardo Felipe França​,​ da 9ª fase​,​ do curso de Engenharia Química​,​ da Unoesc Videira​,​ está ampliando ​seu​ conhecimento na área por meio do programa de ​t​rainee​,​ mantido pela BRF​. O aluno foi ​contratado pelo período de um ano e terá a oportunidade de desenvolver o conteúdo ​aprendido ​em sala de aula e laboratórios da instituição​.​

E​duardo​ conta que o processo de seleção ocorreu em quatro etapas​, sendo considerado muito difícil​. A primeira ​parte foi por intermédio da internet com alguns pré-requisitos​ a serem cumpridos, al​é​m de um questionário em inglês para res​ponder. As etapas seguintes foram dinâmicas em grupo​ e​ entrevistas com psicólog​o​s, ​processo que considerou ​o​ mais difícil​;​ e por fim​, entrevista​ com os gerentes da unidade de Videira.

—No ano de 2016​,​ eu ouvi falar sobre o programa de Supervisor Trainee, me candidatei no ano seguinte​. Reforço aqui​,​ a importância do curso e seus professores que já trabalharam em uma indústria e nos contam as próprias experiências, agregando muito na formação profissional do estudante— ​r​elatou Eduardo.

​Ele conta que já realizou dois estágios antes de entrar para o programa de trainee da BRF. O primeiro foi na​ indústria​ Adami em Caçador, uma empresa de embalagens de papel ondulado, onde realizou tarefas de controle e qualidade do produto.  O segundo foi no setor de pesquisa e desenvolvimento na empresa Videplast de Videira​,​ que desenvolve embalagens plásticas flexíveis.

—As duas empresas ajudaram muito​, tanto na minha formação profissional como pessoal—.

 A Engenharia Química, conhecida como engenharia universal, disse o acadêmico, vem agregando conhecimentos de ponta, com disciplinas como física, computação e matemática, possibilita​ndo​ projetar, construir e operar plantas químicas de matérias-primas em produtos finais​,​ através de processos químicos, biológicos ou físicos.

 —O programa Supervisor Trainee visa ​à formação de líder​es​ dentro da empresa. ​J​á conheci vários processos​,​ os quais utilizam conhecimentos adquiridos em matérias como Operações, Fenômenos, Balanço de Massa, entre outras. Dentro do período​ do contrato,​ ​​tenho que desenvolver um PDCA, ​que será apresentado para a gerência da unidade no final d​a vigência​.

Para Eduardo Felipe França, a Unoesc tem contribuído sobremaneira para o resultado que pretende alcançar na empresa, visto que o curso al​é​m de ofertar uma estrutura adequada de laboratórios, possui uma equipe de professores afinada com a área.

—A maioria deles trabalham em indústrias da região e trazem para a sala de aula​,​ al​ém conhecimentos, muitas experiências práticas que auxiliam na formação de profissionais capacitados, para que possam​os​ ingressar no mercado de trabalho que está cada vez mais disputado—, finalizou.

“É muito gratificante ver o desempenho dos nossos acadêmicos no mercado de trabalho. Ter acadêmicos que ainda não concluíram a graduação, como no caso do Eduardo e que passou por um processo de trainee demonstra para nós professores e como coordenadora do curso de Engenharia Química,  que estamos trabalhando de forma assertiva— avaliou a professora Carla Suntti.

%d blogueiros gostam disto: