Regional realiza capacitação sobre testes rápidos

A Gerência Regional de Saúde da Agência de Desenvolvimento Regional – ADR Videira, realizou na quinta-feira, dia 22, no auditório da unidade, uma capacitação com foco na realização dos testes rápidos para diagnósticos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). O encontro contou com a participação do setor de epidemiologia do município de Videira, enfermeiros e técnicos da Secretaria Municipal de Saúde e profissionais do Hospital Salvatoriano Divino Salvador.

Para a gerente de saúde, Fabiana Moraes, o objetivo é cumprir com a essência da regional que é aproximar o Estado dos municípios “Essas capacitações localizadas além de aperfeiçoar o atendimento dos municípios ainda otimiza o tempo e facilita a logística para os participantes” afirmou Fabiana.

Durante o encontro foram abordadas as orientações de como são os tratamentos e diagnósticos do HIV, Sifilis e Hepatite B e C, bem como, tratado de todos os encaminhamentos legais em caso de diagnóstico positivo. Orientações caso ocorra alguma exposição a material biológico, seja por acidente de trabalho ou contato sexual também foram repassados.

A capacitação ainda informou sobre a distribuição dos medicamentos e a execução dos testes rápidos. O passo-a-passo para a execução dos testes também foi relatado. Ambos são distribuídos gratuitamente pelo Governo do Estado. Para as coordenadoras do Programa DST/ HIV/ Aids e Hepatites Virais, Marcia Ramsdorf Mattana e Silvane da Rocha Pinto, o objetivo é intensificar as informações para que os testes rápidos sejam efetuados.

“O objetivo desse trabalho é intensificar o diagnóstico, a fim de que na incidência de sinal positivo, que se possa efetuar o tratamento de forma precoce, diminuindo os riscos ao paciente e possibilitando uma melhor qualidade de vida” afirmaram.

Nas próximas duas capacitações o objetivo é atender demais profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Videira, do HSDS e também do Hospital Santa Maria.

%d blogueiros gostam disto: