A Educação a um passo de transformações

Estamos vivendo um momento de mudanças e transformações na educação brasileira. Já estava na hora de renovar os conceitos trabalhados e de reestruturar nossa forma de educação.

As mudanças, no entanto, acabam tirando as pessoas da zona de conforto e desta forma causam uma estranheza ao novo. A hora então é de estudo e conhecimento das partes para então entender o amplo.

Faz-se necessário conhecer todos as partes da nova Base Nacional Comum Curricular, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Este ano de 2018 foi destinado ao conhecimento, aos estudos e a compreensão das mudanças; em 2019 as mesmas serão executadas e aí sim saberemos realmente o impacto que as mudanças causarão.

Normalmente as mudanças acontecem devagar, mas com a Base Nacional, as mudanças acontecerão em todos os âmbitos da educação. Estas mudanças, vem para unificar os conteúdos do Brasil todo, tornando os conteúdos uniformes para todas as regiões de nosso país.

A unificação dos conteúdos por séries será de extrema valia para a troca de experiências e trará uma tranquilidade para as famílias que trocam de cidade durante o ano letivo. Até então, quando isso acontecia as crianças acabavam com uma quebra de conteúdos e na maior parte das vezes sofriam com esta lacuna.

Acredito que o maior impacto das mudanças acontecerá na Educação Infantil, que agora torna-se obrigatória a partir dos 4 anos. Aqui, as competências e habilidades trabalhadas, dão início a fase de estudos e terão que dar conta do brincar e aprender, para dar continuidade ao Ensino Fundamental.

Nesta perspectiva e expectativa, ainda teremos muitas dúvidas em relação a tudo que irá acontecer, mas, acreditar que nosso país precisa de mudanças para melhorar o seu desempenho nos faz perceber que há uma possibilidade de crescer.

Que estas mudanças mostrem um novo caminho, rico em possibilidades e conquistas para os professores e alunos.

%d blogueiros gostam disto: