Um dia para lembrar daqueles que deixam a cidade limpa e bonita

Um trabalho essencial, que exige responsabilidade e dedicação, muitas vezes é visto com maus olhos pela população. Sem esse profissional para recolher os resíduos que crescem em um curto espaço de tempo em todos os lugares, transitar pela cidade seria uma tarefa quase impossível. Para lembrar-se dessa profissão essencial no dia a dia de todas as cidades, anualmente, em 16 de maio, comemora-se o Dia do Gari.

Em nosso município a equipe que é responsável pela limpeza das ruas é formada por 12 pessoas, que se dividem em equipes com duas ou três pessoas que varrem e coletam os resíduos que são jogados nas vias do centro e bairros próximos.

Segundo dados do Departamento de Serviços Urbanos todos os dias as equipes de garis percorrem cerca 32 Km de ruas varrendo e coletando os resíduos. As equipes tem um roteiro pré-determinado e todos os dias das 18h até a meia noite realizam o seu trabalho.

Entre estes profissionais está Adriana Costa, que a 8 anos desempenha esta função. O seu roteiro começa na parte alta da Rua Brasil, desce pela Coronel Alberto Schmidt, passa pela Pedro Andreazza, segue pela Dom Pedro II até a rodoviária.

Em um conversa rápida é possível reconhecer todo o orgulho que Adriana tem de seu trabalho, pois o sorriso em seu rosto logo brota ao falar de sua responsabilidade. “Sei que tenho que fazer o meu trabalho bem feito, pois assim a minha cidade vai ficar limpa e bonita e com isso todos viveremos melhor e mais felizes”, é assim que Adriana descreve seu trabalho.

Mas uma coisa tira o sorriso do rosto de Adriana. “Fico muito triste quando vejo as pessoas jogando papeis no chão, ao invés de joga-los na lixeira o que acaba atrapalhando nosso trabalho”.

O prefeito Dorival Carlos Borga, enfatiza que este é um trabalho vital para a nossa cidade. “Muitas pessoas só percebem o serviço de limpeza quando acontece um vendável ou algo assim, quando as folhas caem no chão e nem percebem que todos os dias, faça chuva, sol, frio ou calor nossas equipes estão nas ruas deixando nossa cidade mais limpa e bonita para todos. Por isso, valorizo e muito cada um destes profissionais”, finaliza Borga.

Fonte: Prefeitura de Videira

%d blogueiros gostam disto: