Museu do Vinho está com programação especial em Maio

O Dia Internacional dos Museus é comemorado anualmente em 18 de maio. O objetivo desta data é incentivar a população ao hábito de visitar e apreciar os museus.

Videira possui o Museu do Vinho Mário de Pellegrin, que está localizado no eixo cultural da cidade. Esse eixo compreende a Igreja Matriz, a Praça do Coreto e a Biblioteca Municipal Euclides da Cunha.

A estrutura imponente e carregada de história foi construída em madeira, em 1931, pelos padres Salvatorianos, para abrigar a Paróquia Salvatoriana da antiga Vila Perdizes.

Foi adquirida pela Prefeitura em 1983, quando foi tombada e restaurada. É ladeada por uma praça, onde está instalada uma réplica do coreto existente na década de 30, em frente a Igreja matriz. Aos fundos possui um parreiral, que caracteriza as origens do município.

O museu conta a história da uva e do vinho, através da exposição de equipamentos usados pelos primeiros colonizadores, para a fabricação do vinho colonial.

A museóloga, Aline Tavares da Silva, comenta qual é a programação do Museu do Vinho em comemoração a data.

“É interessante dizer que no Brasil O Dia Internacional dos Museus é comemorado com a Semana Nacional de Museus promovida pelo IBRAM( Instituto brasileiro de Museus). Em 2018 o tema é:Museus hiperconectados. Nossa cidade está participando dessa programação. O Museu do Vinho traz a exposição temporária “Memórias Presentes” e atividades educativas que buscam a interação entre pessoas de todas as idades. Salientamos que a exposição segue em cartaz até 31 de maio, e desde que foi inaugurada em abril já bateu recorde de visitação. Fica o convite a todos a nos visitarem e conhecerem o trabalho desempenhado pela instituição” salienta a museóloga.

%d blogueiros gostam disto: