Algumas perguntas que você teria que responder para ser aceito na Mensa, organização para superdotados

A sociedade tem a missão de 'identificar e fomentar a inteligência para o benefício da humanidade' e diz reunir pessoas com inteligência acima de 98% da população geral.

Para ser membro da Mensa é preciso ter Quociente de Inteligência (QI) superior a 98% da população geral. (Foto: Getty images)

Reunir gente brilhante, sem distinção política, racial ou religiosa. Esse é o objetivo da Mensa, uma sociedade fundada no Reino Unido, em 1946. Se você quer ser membro, o único requisito é que tenha um altíssimo Quociente de Inteligência (QI) – obtido por apenas 2% da população em geral.

Em todo o mundo, são 134 mil membros, espalhados por 100 países. No Brasil, segundo o site da Mensa, são cerca de 1,4 mil pessoas.

Podem ser pessoas com múltiplos doutorados ou que nunca tenham terminado a escola secundária. Há milionários, mas também pessoas que sobrevivem de benefícios do governo. A lista de profissões é diversa: professores, caminhoneiros, cientistas, bombeiros, programadores, fazendeiros, artistas, militares, músicos, policiais, entre outros.

A Mensa diz ter membros de entre 2 e mais de 100 anos de idade. Mas a maioria tem entre 20 e 60 anos.

Para ingressar na sociedade, é preciso fazer uma prova de inteligência, devidamente aprovada e supervisionada.

O mínimo aceito para teste de QI padrões como o de Stanford-Binet é 132; para o de Cattell, 148.

Em alguns países, você pode solicitar um exame prévio, para fazer em casa. De acordo com o resultado, pode ser chamado para realizar a prova definitiva em alguma das unidades da Mensa – no Brasil, inclusive. No site da sociedade, há alguns exercícios que mostram qual é o seu “nível”.

Faça um teste com algumas perguntas de um exercício da Mensa:

  1. Que número está faltando nessa sequência? 4 9 16 25 36 ? 64
  2. Qual deve ser a próxima letra na sequência a seguir? L K J H
  3. Duas pessoas caminham 4 metros desde o mesmo ponto em direção oposta, logo viram à esquerda e caminham 3 metros. Qual a distância entre eles?
  4. PERA está para a MAÇÃ assim como BATATA está para: a) banana b) rabanete c) morango d) pêssego e) alface
  5. Se FP = 10 e HX = 16, então DS = ?
  6. Um cubo de madeira com cada lado medindo 30 cm é pintado completamente de vermelho; depois, ele é serrado em 27 cubos menores de 10 cm de lado cada um. Quantos serão os cubinhos resultantes que terão apenas duas faces pintadas?

Convidados para a “mesa redonda”

A palavra “Mensa” vem do latim e significa mesa. Faz alusão à mesa (távola) redonda do rei Arthur, onde todos eram iguais. Assim, pretende ressaltar o conceito de uma sociedade na qual não importam idade, nacionalidade, sexo, raça, religião, posição social, ideologia ou postura política dos membros.

Segundo o site oficial da Mensa, seus propósitos são identificar e promover a inteligência humana para o bem da humanidade; incentivar a pesquisa da natureza e o uso da inteligência; promover um ambiente intelectualmente e socialmente estimulante para seus membros.

Estes são alguns dos membros mais famosos da Mensa:

– Isaac Asimov: escritor e vice-presidente de Mensa Internacional

– Norman Schwarzkopf: general aposentado do Exército dos Estados Unidos (a cargo da operação Tormenta do Deserto)

– Quentin Tarantino: diretor de cinema, duas vezes ganhador do Oscar

– Asia Carrera: atriz pornô e blogueira

– Bobby Czyz: boxeador, campeão mundial de peso semipesado (1986)

Alguns membros da Mensa: da esquerda para a direita, Isaac Asimov, Norman Schwarzkopf, Quentin Tarantino e Jimmy Savile. (Foto: Image caption)

Alguns membros da Mensa: da esquerda para a direita, Isaac Asimov, Norman Schwarzkopf, Quentin Tarantino e Jimmy Savile. (Foto: Image caption)

Controvérsias sobre a medição da inteligência

Alguns pesquisadores, porém, têm minimizado a importância de fazer parte dessa elite intelectual e contestado a medição do QI.

Em um estudo de 2012, cientistas concluíram que não pode haver uma única medida para a inteligência. Segundo eles, resultados de provas de inteligência feitas pela internet com 110 mil pessoas teriam mostrado que a inteligência só pode ser medida com a combinação de resultados de pelo menos três provas separadas – por exemplo, para a memória de curto prazo, raciocínio e habilidade verbal.

“Podemos pensar em pessoas que possuam raciocínio pobre, mas têm memórias brilhantes. Ou pessoas que possuam grande habilidade verbal, mas que falham no raciocínio, etc”, explicou o médico Roger Highfield, um dos autores do estudo.

“Agora podemos dizer, de uma vez por todas, que não há uma única medida que possa captar toda a inteligência das pessoas”, afirmou Highfield.

Veja as respostas da prova acima. Quantas você acertou? Apesar de já saber que este teste não é determinante.

  1. Resposta: 49. Todos são números quadrados.
  2. Resposta: G. A ordem das letras são encontradas da direita para a esquerda em uma fila central de um teclado.
  3. Resposta: 10. Primeiro, se afastam 8 metros (4×2), depois 6 metros (3×2). As medidas formam os catetos de um triângulo reto imaginário. Seguindo o teorema de Pitágoras, c = √(a2 + b2), sendo “c” a distância final em que se encontram.
  4. Resposta: b) RABANETE. Ambos crescem debaixo da terra.
  5. Resposta: 15. O número equivale ao número de lugares no alfabeto que separam as letras.
  6. Resposta: 12

Fonte: G1

%d blogueiros gostam disto: