Jogos interativos ajudam no dia a dia dos alunos com Síndrome de Down

A Escola Especial Tia Ana, APAE de Videira participou da VI Feira Nacional de Matemática (FNMAT) com jogos que interagem com os alunos na categoria Educação Especial.

Os alunos Marcos Lorenci e Robson Faustino, coordenados pela professora Jesebel Carla M. Ferreira da Silva, fizeram uma belíssima apresentação foram destaque Nacional na categoria Educação Especial, sendo que alguns dos demais trabalhos concorrentes foram desenvolvidos com alunos incluídos somente no ensino regular.

Num total de 08 trabalhos a Apae de Videira teve a honra e a alegria de trazer ao Município e ao Estado o Destaque Nacional. A diretora da APAE de Videira, Maria Maccari, destaque a importância dessa conquista.

“O que queremos destacar é a importância de mostrar a todos que indiferente da condição física, motora ou intelectual todos tem o direito e a capacidade de aprender, desde que seja dado a eles a oportunidade de mostrar seu potencial. O trabalho foi adaptado dentro da tecnologia interativa e desenvolvido na turma de AEE do período vespertino, dando a todos a oportunidade de aprender a matemática de forma lúdica, envolvendo movimento corporal, linguagem de sinais e diferentes conceitos matemáticos” finaliza.

Os alunos e a professora também foram acompanhados pelo coordenador da Feira Regional de Matemática Sr. Flavio de Carvalho o qual é um incentivador na realização das Feiras em nossa região.

Videogame e aprendizagem

O Xbox 360 é um console de videogame que permite ao jogador uma grande variedade de jogos interativos. Um entretenimento de alta tecnologia aliada ao desenvolvimento da matemática. Abrangendo profissionais das áreas de pedagogia e informática educativa em uma ação interdisciplinar. Tem como objetivo trazer à tona, conceitos matemáticos básicos de: noção de espaço, direita e esquerda, frente e trás, em cima e embaixo, dentro e fora, e “entre objetos”, cálculos matemáticos básicos, número, quantidade, paridade, maior e menor, casas decimais e resolução de problemas. O projeto foi desenvolvido a partir da experimentação motora e uma planilha de resultados, o intuito de identificar o jogador que obteve maior pontuação, a diferença entre ambos. Onde cada jogada correspondia a um novo problema. Como resultado trouxe a matemática um caráter alegre e divertido de aprender. Podemos concluir que novas experiências trazem bons resultados, pois o educando sente-se motivados a participar.

%d blogueiros gostam disto: