Tudo volta a se encaixar

Este é o último fim de semana de férias da criançada. Eles gostariam de mais e os pais estão felizes que a rotina irá voltar. Durante as férias, normalmente as crianças ficam sem rotina e isso causa uma bagunça total na vida deles e dos pais. É necessário que as crianças saibam que mesmo de férias os compromissos normais continuam, como cuidar do bichinho de estimação, arrumar a cama, secar a louça e todas as tarefas que tem o hábito de fazer.

Alguns pais resolvem tirar férias junto com os filhos, mas se esta decisão for ficar em uma casa de praia, tudo continua sendo feito; pois não é possível viver numa bagunça generalizada.

O melhor caminho para que tudo transcorra na mais perfeita paz é conversar. O diálogo e os combinados, fazem com que as crianças se sintam preparadas para determinadas tarefas e na hora de executá-las, não haverá reclamações, ou, se houverem fica mais fácil argumentar.

As crianças de todas as idades podem ter suas obrigações, basta que os pais administrem as mesmas e aos poucos o grau de dificuldade vá aumentando. No começo, incentive a execução das tarefas com sua ajuda, elogie, mostre o quanto você acredita no potencial de seu filho e depois deixe que ele realize sozinho; aos poucos não será necessário nem lembra-lo de fazer.

Se as férias forem na casa dos avós, tios, padrinhos ou afins combinem que lá também é necessário ajuda e colaboração, se aprenderem cedo, saberão dar valor as pequenas coisas.

Tudo o que está registrado acima eram coisas que as crianças antigamente faziam com prazer. Voltar a pensar como antes transformará as crianças em adultos mais tolerantes, responsáveis e acima de tudo pessoas que valorizam ações que para muitos caíram de moda.

A casa de cada um é com certeza a primeira escola, e assim sendo, não é permitido erros.

Conversar, combinar, compreender e conviver começam em casa, através da família consciente de uma educação comprometida em transformar a sociedade. De nada adianta responsabilizar os políticos se a família não colaborar e realizar a sua parte.

Família é o alicerce de tudo.

 

%d blogueiros gostam disto: