Secretaria de saúde promove campanha alusiva ao Setembro Amarelo

A Caminhada Pela Vida, é uma campanha com o objetivo de reforçar o setembro amarelo, o mês da conscientização sobre a prevenção ao suicídio. Esta é uma parceria entre a Secretaria de Saúde e Ação Social com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Centro de Atenção psicossocial (Caps) e Programa de Saúde Mental Farroupilha.

A ação acontece na próxima segunda-feira (10), no Largo da Estação, com início das apresentações culturais as 14h, e a caminhada começa às 15h. A ideia da campanha Setembro Amarelo é divulgar a causa intensamente durante o mês, já que no dia 10 é celebrado o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

A campanha do Setembro Amarelo foi lançada no Brasil em 2014, pelo Centro de Valorização da Vida, em parceria com o Conselho Federal de Medicina e com a Associação Brasileira de Psiquiatria. Este é um problema de saúde pública, pois, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mata 1 brasileiro a cada 45 minutos e 1 pessoa a cada 45 segundos em todo o mundo.

Para a coordenadora do Caps, Adriana Aparecida Felicetti, todos precisam se unir para esta causa e assim tentar ajudar outras pessoas que precisam de ajuda. “Esta campanha é de extrema importância, quanto mais pessoas se unirem nesta causa e ajudarem a divulga-la, mais chance teremos de salvar a vida de alguém. A população precisa ser conscientizada sobre a prevenção do suicídio e sobre como ajudar quem sofre com problemas psicológicos. Precisamos alertar para a importância de procurar os serviços de emergência ou a equipe de saúde mental de referência”.

Fonte: PMV

%d blogueiros gostam disto: