É real: se sua amiga está grávida ou acabou de ter bebê, você pode ser a próxima

Sabe aquela sensação de que todas as suas amigas engravidaram ao mesmo tempo? Ao que tudo indica há uma explicação científica para isso. Como uma pesquisa mostrou, conviver com pessoas que estão esperando um bebê ou já são pais pode gerar o desejo de também ter um filho. Esse efeito pode durar até dois anos e tem explicações psicológicas para existir.

Em uma pesquisa feita em parceria entre a Universidade de Groningen, nos Países Baixos, e a Universidade de Bocconi, na Itália, foi identificado que mulheres que convivem com grávidas e mães costumam também engravidar. Segundo Nicoletta Balbo e Nicola Barban, coautoras da pesquisa, este relacionamento é capaz de influenciar novas mães de três maneiras. São elas:

  • A transmissão de aprendizados que um novo casal de pais é capaz de passar ao viver a experiência e dividir suas novas descobertas.
  • A possibilidade de dividir com os amigos a mesma experiência ao mesmo tempo, além da possibilidade de que o filho cresça com outras crianças de mesma idade. Isso também permite que as amizades estreitem seus laços, uma vez que vocês irão vivenciar as mesmas coisas ao mesmo tempo.
  • Além disso, há também o fato da influência de que algumas pessoas são capazes de gerar nas pessoas com quem mantêm um relacionamento, principalmente naquelas que se inspiram nela.
gravidas reunidas 0318 400x800
RAWPIXEL.COM/SHUTTERSTOCK

Para realizar o estudo, as pesquisadoras acompanharam 1700 mulheres americanas entre os 15 e os 30 anos para compreender a influência que uma gestação poderia causar nelas. E, embora elas mesmas reconheçam as limitações das pesquisas, os dados confirmam uma relação entre as gestações de amigas. Por isso, caso você tenha alguma amiga grávida, fique atenta: a próxima pode ser você.

Fonte: VIX

%d blogueiros gostam disto: