O número de animais marinhos mortos nas praias entre Barra Velha e Governador Celso Ramos, resgatados pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, chegou a mais de 200 em apenas uma semana. Desde segunda-feira passada foram recolhidos pinguins, tartarugas, golfinhos e lobos-marinhos em uma quantidade acima do normal.
Embora o número de resgates seja tradicionalmente alto no Estado _ são 10 animais mortos por dia _ as estatísticas dos últimos dias fogem aos padrões.
A veterinária do projeto, Tiffany Emmerich, diz que ainda há dúvidas sobre a causa do aumento repentino. A principal hipótese é de que mais animais tenham aparecido mortos nas praias devido às condições do mar, que estiveram bastante agitadas. É possível que a mortandade esteja dentro dos limites “normais”, mas que as correntes tenham trazido um maior número à orla.
O pesquisador André Barreto, que coordena o projeto, diz que essa variação é diferente de anos anteriores, mas como o monitoramento é recente _ começou em 2015 _ ainda é cedo para dizer se é um fenômeno cíclico ou, de fato, está ligado às condições ambientais deste ano. Entre os animais que passaram por necropsia, muitos apresentaram sinais de interação com pesca e lixo.
Fonte: NSC
Este site utiliza cookies funcionais e scripts externos para melhorar a sua experiência de navegação.
Configurações de Privacidade
Atenção! Atualizamos nossa Política de Privacidade [Acesse Aqui] e os Termos de Serviço para torná-los mais claros e cumprir com a nova LGPD. Se você continuar navegando no site www.folhavideira.com estará nos informando que leu essas atualizações e concordou com elas.
_
NOTE: These settings will only apply to the browser and device you are currently using.
Dados de Navegação
Ao utilizar este site você concorda com o armazenamento e utilização dos seus dados de navegação.