Educação de Videira supera meta do IDEB

Na última semana o MEC divulgou os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que avalia a educação nos municípios brasileiros. A avaliação mede o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações e são divididos em dois grupos os Anos Iniciais e Anos Finais.

Os números mostram que Videira conseguiu um excelente resultado e avançou bastante, superando a meta para os alunos dos Anos Iniciais, onde a meta prevista para 2017 é de 5.8 e o município conquistou uma média de 6.5.

Segundo o secretário de Educação, Geancarlos Farinon, esta é uma conquista de todos. “Só conseguimos este excelente resultado pois todos estamos fazendo a nossa parte. A administração pública, que vem realizando constantes investimentos na melhoria de estrutura e capacitação dos professores. Os professores, que tem se qualificado e implementado novas ideias e ações em sala de aula e os alunos, que tem conseguido absorver os conteúdos em sala de aula e aplica-los nas avaliações”, enfatizou.

Geancarlos, ressalta que que para alcançar as metas projetada, é preciso acompanhar o processo de aprendizagem, de forma permanente e diária. Com isso, o professor consegue observar as dificuldades e os pontos positivos no desenvolvimento de seus alunos, preparando-os para as avaliações internas e externas à escola.

Mas a equipe pedagógica da rede municipal de ensino irá desenvolver ações para os próximos anos, com o objetivo de aumentar ainda mais as mates. “Temos que identificar dificuldades de aprendizagem de forma clara, planejando estratégias para suprir as dificuldades juntamente com a equipe pedagógica da unidade escolar. Precisamos acompanhar pedagogicamente cada unidade escolar durante o processo de ensino aprendizagem, além é claro de realizar capacitação continuada para os professores”.

O objetivo geral da escola não deve ser melhorar a nota do IDEB, e sim deve ser a efetivação da aprendizagem e como consequência, o aumento do indicador de qualidade de aprendizagem.

IDEB MUNICIPAL 2017

ETAPA

APRENDIZADO*

FLUXO

IDEB 2017

META IDEB MUNICIPIO 2017

ANOS INICIAIS

6,67

0,97

6,5

5,8

ANOS FINAIS

5,80

0,94

5,5

5,8

Fonte: PMV

%d blogueiros gostam disto: