Mais de 100 projetos são apresentados no Siepe na Unoesc Videira

A Unoesc Videira realiza nesta semana, o Seminário de Iniciação Científica, Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão e Mostra Universitária. A abertura do evento contou com a palestra do mestre e doutorando Marcio Giusti Trevisol, que trabalhou o tema “Ética e Formação Profissional” na quarta-feira (19).

O objetivo central do Siepe é socializar os resultados de trabalhos acadêmicos científicos realizados nos Programas de Bolsas de Iniciação Científica da Unoesc, do CNPq, da FAPESC e da Secretaria de Estado de Educação, além de trabalhos de extensão e ensino. Durante os três dias, mais de 100 projetos estão sendo apresentados pelos acadêmicos e socializados com a comunidade.

O SIEPE é um evento que visa a valorizar todas as atividades relacionadas ao desenvolvimento científico, seja de projetos de pesquisa, de atividades de extensão, na graduação ou pós-graduação, dando ao acadêmico a oportunidade de expor seu trabalho à comunidade universitária, demonstrando a sua relevância, potencialidade e importância para a resolução de problemas de nossa sociedade nas mais diferentes áreas relacionou o professor Cesar Milton Barato, representante institucional da Unoesc nos programas de bolsas de pesquisas e iniciação científica.

Ele explica que o desenvolvimento de um projeto de pesquisa ou da iniciação científica vai muito além da busca do conhecimento. Ele implica, além do domínio de informações, na capacidade de saber usá-las quando necessário. Portanto, quem tem o privilégio de desenvolver um projeto de pesquisa tem a oportunidade de desenvolver suas formação científica, buscar por si só o conhecimento adequado para as respostas que busca.

Essas são bases que o aluno levará por toda a vida, certamente auxiliará na sua formação acadêmica e será extremamente importante quando da atuação profissional, completou Cesar Barato.

Já, o professor Gilson Luiz Leidens, diretor de Graduação, Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Unoesc Videira, afirma que o tema elencado para o Siepe desse ano “Ética e Formação Profissional”, confirma que a universidade busca valorizar o ser humano em um momento de dificuldades e crise moral, onde a ética está sendo muito falada, mas pouco usada.

Em momentos de crise, não só econômica, como também nas crises de valores e princípios, a Unoesc retoma essa discussão para refletir junto à sociedade e agregar conhecimento.

O Siepe é um evento institucional e além de Videira, os outros campi da Unoesc também realizaram apresentações de trabalhos. Ao todo foram mais de 900 projetos mostrados para a sociedade durante esta semana, em que a universidade esteve voltada à realização do seminário de pesquisa e extensão universitária.

Fonte: UNOESC

%d blogueiros gostam disto: