Curso de Ciências Contábeis da Unoesc promove atividades em alusão ao dia do contador

O dia do Contador é lembrado em 22 de setembro. Nesta data, no ano de 1945, foi criado o primeiro curso de Ciências Contábeis no Brasil, por meio do decreto-lei nº 7.988, assinado pelo então presidente Getúlio Vargas. O contador, por sua vez, é o profissional que faz a gestão patrimonial das empresas. É quem assessora a elaboração do planejamento financeiro, tributário e gerencial, orientando a execução dos processos.

Na Unoesc, o curso de Ciências Contábeis tem uma história de mais de 40 anos e ao longo dessas quatro décadas busca formar profissionais capacitados a produzir, gerenciar, analisar e interpretar, de forma ética e responsável, informações contábeis voltadas à tomada de decisões nas organizações, compreendendo questões econômicas, financeiras, científicas, técnicas, sociais e ambientais. Cerca de seis mil diplomados já fazem parte dessa trajetória de sucesso. O curso é oferecido nos cinco campi da universidade localizados em: Joaçaba, São Miguel do Oeste, Videira, Chapecó e Xanxerê, além da unidade de Pinhalzinho e a modalidade mix em Maravilha.

O profissional contábil formado na Unoesc torna-se capaz de compreender as dinâmicas do mercado nacional e internacional. O curso promove amplo conhecimento na área, com conteúdo específicos e práticos, por meio de estágios, visitas técnicas, atividades em laboratório contábil, além de permanente contato com profissionais da contabilidade.

Em se tratando de mercado de trabalho, o contador tem diversas opções de carreira, entre elas podemos destacar a função de consultor, escriturador contábil ou fiscal, perito, analista, fiscal de tributos, assessor, auditor e pesquisador.  O profissional ainda pode trabalhar em instituições financeiras, órgãos governamentais, multinacionais, bancos, indústrias, comércio, entre outros.

Instituído no ano de 1973, o curso de Ciências contábeis, pode ser considerado o mais antigo da Unoesc Videira, prestes a completar 45 anos, já formou 1.529 contadores. Em Joaçaba, o curso, possui 33 anos e 2034 diplomados. No campus da cidade de Xanxerê, completou 31 anos com 978 acadêmicos formados, já em São Miguel do Oeste tem 24 anos e formou 860 profissionais. Em Chapecó, o curso existe desde 2009 e conta com 280 profissionais formados. Na unidade de Pinhalzinho, são 17 anos de cursos com 334 diplomados. Na unidade de Maravilha, o curso possui a modalidade mix (aulas semipresenciais), iniciou suas atividades em 2017.

Comemorações na Unoesc

Para lembrar o dia do contador, várias atividades foram realizadas no decorrer da semana. Uma delas foi a palestra ministrada no Campus de Videira, pelo presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (SESCON-SC), Claudinei Bertotto que ressaltou a importância da presença do profissional de contabilidade nas organizações públicas e privadas.

De acordo com o coordenador do curso de Ciências Contábeis do campus de Videira, professor José Eduardo de Barros, além da especialização tributária e fiscal, o estudante adquire uma sólida bagagem de conhecimentos sobre o controle de gastos na área financeira, considerado por especialistas como o sustentáculo para o desenvolvimento de qualquer organização, melhorando resultado e elevando seus lucros.

—Outro fator que destaca o curso são as condições que a universidade oferece para o estudante em termos de estrutura física e pedagógica com professores capacitados e comprometidos em formar bons profissionais como o mercado exige— afirma Barros.

 Em Pinhalzinho durante a Semana Acadêmica houve a palestra “Perspectivas da profissão contábil”, com o palestrante Prof. Luiz Ricardo Espíndola, Conselheiro do CRC/SC, no auditório da Unoesc Pinhalzinho.

— Durante a palestra, os acadêmicos foram inspirados e puderam visualizar as oportunidades da área contábil. Além disso, receberam dicas de economia pessoal e de planejamento de carreira, que são alcançadas pela meritocracia do estudo e do trabalho, bem como as redes de relacionamento — destaca o coordenador do curso, professor Jadir Roberto Dittadi.

Na unidade de Maravilha, no dia 27 de setembro, ocorreu a palestra “Profissão Contábil” ministrada pelo Conselheiro do CRC-SC, Rudinei Almeida dos Santos.

Segundo o professor Valmir Sott, a palestra possibilitou aos alunos da Unoesc uma nova visão sobre o tema, além do que é estudado e pesquisado em sala de aula.

— As palestras complementam os estudos na medida que determinadas áreas apresentam alterações semanais, como por exemplo a legislação tributária e fiscal. Além disso, trazem novidades na forma de entrega de informações a entidades governamentais como o e-Social, bem como perspectivas para a valorização da profissão contábil — detalha Sott.

Na Unoesc Xanxerê, ocorreu no dia 25 de setembro a palestra “Ética e perspectivas da profissão contábil”, evento beneficente, em prol do Lar do Idoso de Xanxerê, com arrecadação de alimentos não perecíveis e materiais de limpeza, resultado de uma parceria do curso de Ciências Contábeis da Unoesc Xanxerê com o Sindicont e a Delegacia do CRC/SC para Xanxerê e região e proporcionou aos acadêmicos a oportunidade de debater e aprender mais sobre a importância da ética, transparência, responsabilidade social e as novas perspectivas da profissão, no novo cenário mundial.

Em Chapecó o dia de Contador foi comemorado junto a semana acadêmica que ocorreu nos dias 10, 11 e 12 de setembro abordando o tema: Cidades Inteligentes – Equipes Multidisciplinares. Nos três dias de evento houve a participação de diplomados e profissionais da área da Contabilidade que puderam relatar sua trajetória de trabalho aos alunos do curso. O painel dos profissionais formados pela Unoesc, foi mediado pela professora Doutora em Contabilidade Ieda Oro, e abordou o tema “Os desafios da Profissão”.

De acordo com a coordenadora do curso de Ciências Contábeis de Chapecó, professora Carla Cazella, o envolvimento dos professores, a participação dos estudantes e da comunidade foram fundamentais para o sucesso do evento.

No campus de São Miguel do Oeste foi realizado, dia 25, a palestra “Área contábil e controladoria como centro de informação da empresa”. A palestra foi proferida pelo professor do Mestrado em Administração, doutor Jacir Favretto. Segundo o coordenador do curso de Ciências Contábeis da Unoesc São Miguel do Oeste, Valmir Sott, a profissão de contador é imprescindível para o desenvolvimento regional.

— As empresas da região estão percebendo que, sem uma boa contabilidade, não há dados para a tomada de decisão, numa economia que a cada dia exige mais competência — frisa Sott.

Já no campus de Joaçaba o Curso de Ciências Contábeis, promoveu no dia 19 de setembro, no Auditório Afonso Dresch o 2º encontro dos diplomados com a palestra: “Contabilidade 4.0 você está preparado? “.

O evento iniciou com a parte cultural, contou com apresentação do Coral Unoesc, durante o encontro foram convidados para compor a mesa, representando os diplomados em Ciências Contábeis pela Unoesc: Onara Marcante, Marcos Luiz Comini, Sílvio Alexandre Zancanaro, Marisa Lavratti e Otto Maresch.

O primeiro palestrante da noite, Conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina – CRC/SC, Professor Mestre Luiz Ricardo Espindola, debateu sobre o mercado de trabalho, como a internet, a hiperconectividade, computação em nuvem estão diretamente relacionadas aos processos de trabalho dos contadores e as mudanças que isso gera. O perfil dos consumidores também foi pontuado pelo palestrante.

Já a palestrante, professora da Unoesc Chapecó, Mestre em Administração e Auditoria de Gestão e Contadora, Daniela Antonietta Gallina, abordou o tema contabilidade inovadora, o novo papel do contador, que diante das atuais circunstâncias, passa a ser um consultor de seus clientes.

— Nós contadores precisamos expandir nosso conhecimento, desenvolver novas competências e novas habilidades e trazer isso para o empreendedorismo, encaminhando assim, as empresas para a confiança da nova contabilidade— pondera Daniela.

Cada um dos diplomados que participaram da mesa redonda fez depoimentos sobre suas carreiras e experiências profissionais relacionando com o tema das palestras.

De acordo com a Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis de Joaçaba, professora Ardinete Rover, a palestra juntamente com o encontro dos diplomados, busca proporcionar aos alunos atuais um referencial da importância da profissão e de como ela está bem inserida no mercado de trabalho.

— O contador 4.0 deve estar inserido no mercado com muito mais tecnologia para atender melhor seus clientes, dando um suporte gerencial para tomada de decisão — Finaliza Ardinete.

Este evento fez parte do Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa de Pesquisa e Extensão (Siepe) e foi uma realização do Curso de Ciências Contábeis em Parceria com o Núcleo de Profissionais da Área Contábil – NPC; Sindicato dos Contadores – Sindicont e Conselho Regional de Santa Catarina – CRC, em comemoração ao dia do Contador.

As inscrições para o Processo Seletivo Unoesc e para o vestibular aos interessados em atuar nessa área ou em outras, estão abertas e vão até o dia 8 de outubro, também podem ser feitas no site da Unoesc.

*Texto com a colaboração de todos os campi

%d blogueiros gostam disto: