Um a cada quatro municípios de SC está infestado pelo mosquito da dengue

Foto: Salmo Duarte / A Notícia

Aumentou o número de municípios infestados pelo Aedes aegypti em Santa CatarinaRelatório da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC) divulgado nesta quinta-feira mostra que são 75  cidades nesta situação no Estado. Isso significa que 25,4% dos municípios catarinenses enfrentam disseminação de focos do inseto que transmite dengue, chikungunya e zika vírus.

Em relação ao último boletim, de 18 de outubro, Santiago do Sul, no Oeste de SC, passou a fazer parte da lista dos municípios infestados.  Com 75 municípios considerados infestados, houve um salto de 22,9% em relação ao mesmo período de 2017, que registrou 61 municípios nessa condição.  Além disso, Santa Catarina superou mais uma vez o recorde de municípios infestados pelo Aedes aegypti.A definição de infestação é realizada de acordo com a disseminação e manutenção dos focos.

Santa Catarina contabilizou   13.249 focos do mosquito Aedes aegypti em 156 municípios. Comparado ao mesmo período de 2017, quando foram identificados 9.492 focos em 141 municípios, houve um aumento de 39,6%. Segundo a Dive-SC, o aumento do número de focos está associado ao Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa), no qual ocorreu a coleta de larvas para estabelecer o Índice de Infestação Predial (IIP) em março deste ano.

Zika vírus , chikungunya e dengue

Houve alteração em relação ao número de casos de doenças no Estado, na comparação com último boletim, divulgado em 18 de outubro. Foi registrado mais um caso importado (contraído em outro Estado) de febre chikungunya, agora são 16 casos da doença, sendo quatro autóctones (contraídos dentro do Estado).

O Estado contabiliza ainda 57 casos de dengue, sendo que 33 foram contraídos dentro de SC, 26 em Itapema, seis em Balneário Camboriú e um em Camboriú. Já em relação ao zika vírus, um caso importado foi confirmado em um morador de Piratuba, no Meio-Oeste, que teria contraído a doença no Mato Grosso.

Fonte: Diário Catarinense

%d blogueiros gostam disto: