É perigoso usar o celular quanto carrega?

Cada vez se torna mais comum ficar conectado e agarrado ao celular o tempo todo, mas muitas pessoas acabam não sabendo dos riscos que correm ao utilizar o aparelho enquanto está sendo carregado.

Duas situações graves podem ocorrer. O primeiro é a explosão da bateria e o segundo o choque elétrico.

Quando um aparelho celular está ligado na tomada, a bateria eleva a temperatura automaticamente, então todo cuidado é pouco para evitar esse superaquecimento, o que pode levar à explosão. O ideal, portanto, é optar por não usar o celular ou atender ligações se o aparelho estiver sob condições de calor extremo.

Os riscos são ainda maiores quando os carregadores usados não são oficiais da marca do aparelho ou não são homologados pela Anatel. A vistoria feita pelo órgão serve justamente para manter a qualidade dos produtos e o bem-estar do usuário final.

Fatores como furos, partes amassadas ou qualquer outro dano sofrido pelo aparelho e pela bateria também favorecem o ambiente para a explosão.

Caso seja necessário o uso do equipamento para a realização de ligações, deve-se desconectar o carregador do celular e retomar a carga da bateria apenas após o fim da chamada. Não há problema em responder rapidamente uma mensagem de texto, por exemplo. Porém, não é indicado o uso constante durante o carregamento.

Fonte: TechTudo

%d blogueiros gostam disto: