Vai viajar nas férias? Fique atento à manutenção do seu carro

Alguns pequenos indícios, como uma luz acesa no painel ou a dificuldade de partida do motor pela manhã, podem te deixar na mão em plena rodovia.

As férias chegaram e as malas já estão prontas para a viagem. Mas e o carro? Está tudo certo ou ele tem se mostrado um pouco estranho? Será que dá mesmo para pegar a estrada? Aqui vão algumas dicas para saber se seu carro precisa fazer uma visitinha ao mecânico antes.

Ponteiro da temperatura perto do vermelho

Na maioria dos carros, depois que o motor aquece, o ponteiro da temperatura deve permanecer no meio do marcador. Quando você pega um trânsito pesado e ele chega perto do vermelho é porque parte do sistema que refrigera o motor precisa de atenção.

Confira se o nível do líquido de arrefecimento está correto; água baixando no reservatório é sinal de problema — Foto: Denis Marum

Confira se o nível do líquido de arrefecimento está correto; água baixando no reservatório é sinal de problema — Foto: Denis Marum

Os campeões de problema são a válvula termostática (principalmente em carros mais antigos), vazamentos de água, sensores de temperatura e ventoinha (ventilador do radiador).

Para os carros que não têm o marcador, sugiro uma verificação nas mangueiras de água do motor – resquícios de líquido avermelhado ou mangueiras estufadas são indicadores de problema no sistema.

Luz de injeção acesa

A clássica luz amarela em formato de motor pode indicar diversos problemas – dos mais simples aos mais graves.

Luz de injeção é sinal de que algo está errado e pode indicar problemas graves — Foto: Denis Marum

Luz de injeção é sinal de que algo está errado e pode indicar problemas graves — Foto: Denis Marum

Para funcionar adequadamente, o motor do seu carro necessita de diversas informações como temperatura da água, velocidade, rotação, quantidade de oxigênio liberado, volume de ar, entre outras. Se um desses dados fica muito alterado, ou simplesmente não chega ao módulo da injeção, a luz no painel acenderá instantaneamente.

A luz está acesa, mas seu carro não falha? Essa é uma das funções da injeção: ela reconfigura as informações para que você não fique parado na rua ou na estrada, mas o problema continua, e se você não tomar providências, babau! Vai ficar na rua. Na verdade a injeção está “quebrando um galho” para você não pagar o mico na estrada.

Verifique se alguma mangueira está inchada — Foto: Denis Marum

Verifique se alguma mangueira está inchada — Foto: Denis Marum

O carro demorar para pegar pela manhã

Parece que isso não tem nada a ver com estrada, né? Errado. Um dos problemas que mais deixam os motoristas nas ruas é quando a bomba de combustível para de funcionar, o que leva à demora especialmente na primeira partida do dia.

Andar sempre com carro na reserva e utilizar combustíveis adulterados costumam ser os grandes responsáveis por danificar a bomba. É preciso levar o carro ao mecânico para que ele meça a pressão dessa bomba.

Mas atenção! A dificuldade para pegar pela manhã também pode ocorrer por outros problemas, como bateria fraca, velas cansadas e combustível adulterado, reforçando ainda mais a necessidade de passar no mecânico antes de colocar as malas no carro.

Correias quebradiças ou desfiando

Se faz mais de 3 anos ou 50.000 km que a correia dentada não é trocada, está na hora. Aproveite e troque também a correia do alternador, é barato pelo estrago que elas podem causar. Mas vale dar uma olhada também mesmo que elas não sejam tão velhas.

Correias quebradiças podem se romper e causar danos graves ao motor - e elas são baratas — Foto: Denis Marum

Correias quebradiças podem se romper e causar danos graves ao motor – e elas são baratas — Foto: Denis Marum

Consumindo óleo ou água

A tendência de todo pequeno consumo extra de óleo ou água é se tornar um grande problema, principalmente no verão com as altas temperaturas. Nos dois casos são grandes as chances de você ter grandes prejuízos, como empenar o cabeçote e até fundir o motor. Por isso, é importante ficar de olho semanalmente nos níveis de óleo e água. Procurar por pequenas poças debaixo do carro também é um bom hábito.

Pneus carecas ou com bolha na lateral

Cheque o estado de todos os pneus do veículo – se eles estiverem carecas ou com bolhas, é necessário trocá-los imediatamente. A dica vale não apenas para quem vai pegar estrada, mas também para quem ficará nas cidades, especialmente em tempos de chuva.

Pneus carecas e/ou com bolhas laterais podem causar graves acidentes — Foto: Denis Marum

Pneus carecas e/ou com bolhas laterais podem causar graves acidentes — Foto: Denis Marum

O hábito de rodar com pneus mal conservados também pode gerar consequências para terceiros – mesmo assim, ainda há um grande número de pessoas que insistem em cometer tal irresponsabilidade.

Fazer alinhamento e balanceamento também é uma boa. Percorrer centenas de quilômetros com as rodas desalinhadas além de acabar com os pneus, torna a viagem desconfortável para o motorista, pois o volante fica trepidando ou puxando para um dos lados da pista. Aproveite para verificar o estepe, macaco, triangulo e a chave de roda.

Veja também se está tudo certo com triângulo, macaco, estepe e outros itens de segurança — Foto: Denis Marum

Veja também se está tudo certo com triângulo, macaco, estepe e outros itens de segurança — Foto: Denis Marum

Comprou um carro usado recentemente?

Se você acabou de comprar um carro usado, seja de um particular ou de uma loja, passe no seu mecânico para uma revisão. Conheço pequenas lojas e até grandes concessionarias que não revisam os carros seminovos para colocá-los à venda – a ganância de alguns lojistas pode estragar a sua viagem de férias.

Além disso, vários outros problemas mecânicos e elétricos não dão sinais de que vão deixá-lo na mão.

Fonte: Auto Esporte

%d blogueiros gostam disto: