fbpx

Conviver, compartilhar e ser feliz

Palavras de enorme significado e que urgentemente precisam ser praticadas. E é neste sentido que nas escolas estas palavras são faladas o tempo todo. Nossas crianças demonstram uma grande dificuldade em compartilhar, não só objetos, mas também, ideias, solução de pequenos problemas cotidianos, atenção e tudo o que se refere a sentimento.

Às vezes percebemos que em uma sala com 30 alunos, há um que se diz solitário; mas como assim, e seus colegas? A resposta é sempre a mesma, ninguém brinca ou conversa comigo.

Precisamos buscar o motivo disso, e para tanto, ouvir as crianças é o mais acertado a se fazer. E aqui encontramos o segundo entrave, que é saber conviver. Neste quesito, a preocupação é ainda maior, pois conviver é necessário; ninguém consegue viver sozinho, sem conversar, sem trocar olhares e para as crianças então, fundamental. Onde então tudo está se perdendo? Onde estamos falhando, tanto como família, quanto como escola?

Acredito que a era digital, está desempenhando um papel que a meu ver é da família. Um exemplo bobo mas que mostra isso, é quando uma mãe quer aprender a fazer pão de queijo; normalmente ele iria pedir a receita para a mãe dela, ouviria as dicas e faria e o normal seria mais tarde ensinar a sua filha; então a receita passaria de geração para geração. Essa corrente de informações hoje foi cortada, com as facilidades que a internet nos proporciona, pois ao questionar “o tio Google”, em segundos podemos visualizar receitas e mais receitas, com vídeos e tudo mais.

As crianças são movidas pelos exemplos e tudo o que acontece ao seu redor ela percebe, se a mãe fica parte do tempo que está em casa no celular, seja pesquisando receitas, jogando ou conversando no WhatsApp, logo ela passará a conversar menos com os amigos e vai preferir utilizar aquela ferramenta também.

Cuidado para não cair nesta armadilha, propicie momentos em família, troque ideias conversando, olhando no olho e perceba o quanto estas pequenas mudanças nos deixam com mais vontade de conviver e compartilhar, ensine seus filhos em casa, para que na escola ele queira conviver, compartilhar e ser feliz!

 

%d blogueiros gostam disto: