fbpx

Helicóptero disponível para o governador do Estado passa a transportar órgãos

O helicóptero utilizado para locomoção do governador de Santa Catarina também será utilizado para o transporte de órgãos no Estado. A decisão foi assinada na quarta-feira (6) pelo governador Carlos Moisés, na Casa D’Agronômica — residência oficial do chefe do Executivo catarinense.

A aeronave alugada é de modelo Esquilo e tem capacidade para quatro pessoas. Até então, era de uso exclusivo do governador. O atual contrato previa o pagamento de, no mínimo, 25 horas mensais de voo, motivo pelo qual foi sugerida outra utilização conforme afirmou Moisés, por meio de nota.

“Nós entendemos que, além de ficar à disposição para o governador, o helicóptero pode atuar também na saúde. De que forma? Sendo colocado à disposição de quem faz o transplante de órgãos, com o transporte de uma unidade hospitalar para outra” explicou.

De acordo com o secretário da Casa Civil, Douglas Borba, a equipe técnica se assegurou para que não houvesse quaisquer riscos jurídicos com a assinatura do convênio.

O atual secretário da Saúde, Helton Zeferino, também esteve presente na assinatura e contou que atualmente já há uma parceira com o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, mas, de acordo com ele, essas aeronaves também são utilizadas para atendimento de ocorrências.

“Agora temos mais uma aeronave disponível e isso vai fortalecer nosso time de captação de órgãos” afirmou o secretário.

 

Fonte: DC

%d blogueiros gostam disto: