fbpx

“Abril Verde” promove conscientização sobre saúde e segurança do trabalhador

Ao longo do mês de Abril servidores, estudantes e funcionários terceirizados do IFC Campus Videira puderam participar de atividades alusivas ao Abril Verde. Neste mês, o objetivo central das ações é chamar a atenção para questões envolvendo a saúde e a segurança dos trabalhadores.

O técnico em Segurança do Trabalho do Campus, servidor Everson Willian Batista, explica que os funcionários terceirizados receberam um treinamento focado em prevenção de acidentes. Everson e a estagiária de Segurança do Trabalho Jucélia Nakonezy apresentaram equipamentos básicos de segurança, esclareceram as dúvidas e falaram da importância da prevenção.

“Eu sempre busco resssaltar para os funcionários que eles devem usar o Equipamento de Proteção Indiviual (EPI) para sua própria segurança. Muitas vezes temos a cultura de usar o EPI quando um técnico de segurança está por perto fazendo a fiscalização, mas devemos ter a consciência de que o EPI serve para preservação da vida e segurança de cada um”, destaca Jucélia, que está concluindo o curso técnico em Segurança do Trabalho no IFC Campus Videira.

Além do treinamento com os terceirizados o curso técnico em Segurança do Trabalho promoveu uma ação de conscientização com os alunos do período noturno. Uma tenda com a exposição de EPI´s foi montada no pátio do Campus, onde estudantes e professores do curso fizeram a abordagem de pessoas que circulavam pelo local para explicar sobra a campanha Abril Verde.

Entenda a campanha

O mês de Abril foi escolhido para a campanha em função de duas datas importantes registradas no mês. Em 07 de abril é celebrado o dia Mundial da Saúde, instituído pela Organização Mundial da Saúde, que define: a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade. Criada em 1948, a data tem como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional.

Outra data importante é 28 de abril, quando celebra-se o “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”. A data foi instituída por iniciativas de sindicatos canadenses e escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, em maio de 2005, foi promulgada a Lei No. 11.121, criando o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Fonte: IFC – Cecom/Videira – Jornalista Juliana B. Motta Peretti (DRT 8976 PR) e site www.abrilverde.com.br

%d blogueiros gostam disto: