fbpx

Será que eles estão prontos para a escolha de uma profissão?

Estou acompanhando de perto a vida de um estudante de terceirão e me pergunto todos os dias se eles realmente sabem que profissão querem exercer na sua vida adulta.

No passado essa pergunta já fazia parte do cotidiano dos pais dos adolescentes, mas não haviam tantas opções como hoje. Parece que nossos estudantes se perdem dentro de um emaranhado de possibilidades e quanto mais o tempo vai passando, mais difícil fica a decisão.

Vejo como em outros países a escolha é mais fácil, pois acabam escolhendo com mais idade e assim, tornam-se mais preparados e maduros e o quanto isso facilitaria a vida dos estudantes.

Mas como não é desta forma, a preocupação com o vestibular está presente durante os anos de ensino médio, bem como a escolha daquela que será sua profissão para a vida. Alguns pais, na ânsia de ajudar, requisitam os serviços de um psicólogo para a realização de testes vocacionais; outros matriculam seus filhos em cursinhos no contraturno e o aluno passa a estudar em dois ou mais períodos, mas será que isso realmente é eficaz?

Viver sob pressão nem sempre é a melhor alternativa. Neste momento o aluno precisa estar focado no estudo e ao mesmo tempo precisa ter tempo para descansar. Tudo que é planejado acaba acontecendo e para realizar o vestibular o aluno precisa além do estudo estar tranquilo para poder fazer uma boa prova.

Tanto a escola como a família desempenham papéis importantes na vida do aluno no ano de realização do tão temido vestibular, mas a vida social não pode ser deixada totalmente de lado.

Uma dica para todos os alunos é aproveitar os momentos que estão na escola para sanar as dúvidas e ouvir atentamente as explicações, este é meio caminho andado em direção ao vestibular. Faça leituras, tanto dos livros listados como de conhecimentos gerais, isso fará a diferença em seus argumentos. Já a outra dica é manter a calma durante a prova, pois ali está a dedicação de muitos anos e o nervosismo nesta etapa não ajudará.

E por fim, leia com atenção as questões da prova e concentre-se no que realmente importa. Mas não esqueça, nem sempre o resultado do vestibular é positivo.

Então caros alunos, não desistam de seus sonhos, comece novamente a estudar e tenha foco em seus objetivos, logo, logo, você conseguirá conquistar o que tanto almeja.

%d blogueiros gostam disto: