fbpx

Eita Festança boa, sô!!!!!!

Neste mês, comemoramos as Festas Juninas, e as escolas se preparam para festejar São Pedro, Santo Antônio e São João. Esta festa teve origem na Idade Média e quando chegou ao Brasil, foi modificando e chegando mais próximo da nossa cultura.

Desta forma, as crianças e suas professoras, sempre muito animadas dançam quadrinha, as meninas balançam os vestidos e os meninos cumprimentam as damas com muita alegria. Na região Sul esta festa é muito comemorada, mas na região Nordeste as festas acontecem durante os 30 dias do mês de junho.

Antes destas festas acontecerem, o trabalho das professoras na sala de aula também tem um clima festivo, pois as crianças aprendem tudo sobre as festas, suas comidas típicas, as danças, as músicas, os instrumentos e tudo o que diz respeito a esta festa popular. Vale mencionar que as músicas de Luiz Gonzaga continuam sendo as mais tocadas nas festas. Os instrumentos são uma boa pedida para trabalhar com as crianças, pois chamam a atenção e criam possibilidades de confecção.

É bem importante que as crianças entendam o porque das festas e como os santos estão relacionados a ela. As curiosidades também fazem parte deste repertório e cabe aos professores encantar as crianças com este assunto.

Um ponto muito positivo para as crianças são as brincadeiras realizadas nas festas, isso deixa as crianças pra lá de animadas e a pescaria continua sendo a mais procurada pelos pequenos. Já os maiores, preferem os estalinhos, a boca do palhaço, o balão surpresa. E os adolescentes jovens e adultos se divertem com o correio do amor.

Há diversão para toda a família, além de comes e bebes que agradam a todos os paladares.

Não podemos deixar de mencionar os trajes típicos que na grande maioria se inspiram na maneira que as pessoas da zona rural se vestiam antigamente. Então pessoal, preparem seus trajes e curtam a festança, o arraiá está todo preparado para a diversão da família.

%d blogueiros gostam disto: