fbpx

Laboratório municipal realiza 10 mil exames por mês

A Prefeitura de Videira investe recursos na saúde com a melhoria da estrutura física e na qualidade do atendimento prestado aos videirenses. Exemplo disso é a eficiência do trabalho realizado no laboratório municipal, que conta com equipamentos próprios e de ponta, com duas bioquímicas para realização de 34 diferentes tipos de exame, chegando a 10 mil análises feitas, em média, todos os meses. Além disso, os resultados são disponibilizados de forma online, com prazo máximo de três dias úteis, sendo que os mais urgentes têm o resultado disponibilizado no mesmo dia, o que possibilita agilizar os tratamentos necessários, promovendo a qualidade de vida aos pacientes.

Até 2017, eram realizados 20 tipos de exames no laboratório, quando eram atendidos, em média, de 8 mil pacientes por mês. Com a ampliação para 34 exames, o número de atendimentos cresceu 25%. No local, são realizados exames de hematologia, bioquímica e urinária, sendo que os principais são hemograma, glicose e colesterol. Para garantir a eficácia dos resultados, os equipamentos passam por manutenção periódica. Os exames que não são realizados pelo laboratório, são encaminhados para realização em outras unidades credenciadas, com prazo máximo de 15 dias de espera, sendo que os urgentes são realizados em até 24 horas.

O resultado dos exames de forma online é outra inovação que permite agilidade no acesso aos diagnósticos feito por meio dessas análises. Tendo em mãos o protocolo, o paciente consegue acessar, através do link https://bit.ly/2Gclfun, disponível no site da Prefeitura, o resultado, o qual pode ser impresso. Para os pacientes que não tem acesso à internet, a emissão pode ser feita na unidade básica de saúde do bairro. O uso dessa ferramenta oferece comodidade e reduz a fila de espera para retirada de exames.

Além da agilidade, uma das premissas da equipe do laboratório é o atendimento humanizado, onde os pacientes debilitados ou com alguma restrição de mobilidade têm atendimento preferencial e com acesso facilitado, como a coleta realizada sem que o paciente necessite sair do veículo, por exemplo. O próximo passo será a implantação do interfaceamento, que é a comunicação interna, em tempo real entre os setores de cadastro, realização de exames e liberação de resultados, visando agilizar ainda mais o processo.

Fonte: PMV

%d blogueiros gostam disto: