fbpx

Videira realiza força-tarefa para cadastro de serviços na área do turismo

Visando incentivar as potencialidades e o desenvolvimento do setor turístico no país, o Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo (MTur), desenvolve o Mapa do Turismo Brasileiro, uma ferramenta que serve como base para a criação de políticas públicas e repasse prioritário de recursos.

 Para estar inserido neste contexto, os municípios precisam cumprir alguns critérios, como o registro dos prestadores de serviço na área do turismo no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do MTur (Cadastur), que coloca os empreendimentos em evidência no setor de turismo. Em 2019, Videira teve sua inserção no Mapa do Turismo consolidada. Para manter esse status, o município realiza agora uma força-tarefa para cadastrar pessoas físicas e jurídicas no Cadastur, ampliando a visibilidade dos empreendimentos e do município na rota do turismo.

 O cadastro, que é gratuito, tem por objetivo conhecer os serviços oferecidos e disponibilizar no site do MTur informações a respeito do que os turistas vão encontrar no município, podendo traçar um roteiro turístico a partir dessas informações. Para efetuar o cadastro, as empresas e profissionais que atuam na área do Turismo devem procurara Secretaria de Turismo e Cultura.

As empresas cadastradas recebem uma certificação do MTur, o que fornece grande credibilidade ao estabelecimento ou serviço prestado e disponibiliza essas informações no Mapa do Turismo, dando maior visibilidade à empresa ou profissional. A cada dois anos é realizada a atualização do Mapa do Turismo, que verifica o cumprimento das exigências e classifica os municípios de acordo com a potencialidade turística. Para elevar a classificação, é preciso estar em dia com os critérios e com o registro no Cadastur.

A secretária de Turismo e Cultura Francini Lira de Olivera, afirma que a secretaria está trabalhando em ações estruturantes no turismo desde de 2018, afim de cumprir com as exigências para entrar no mapa do turismo brasileiro e elevar a classificação junto ao Ministério do Turismo, o que dará condições ao município de fortalecer este importante setor de desenvolvimento econômico. Ela destaca que para isso é determinante o envolvimento das empresas e profissionais que atuam no setor do turismo, em especial na formalização do Cadastur. Para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Turismo e Cultura de Videira, pelo telefone: 3566-4855 ou no e-mail turismo@videira.sc.gov.br.

Fonte: PMV

%d blogueiros gostam disto: