fbpx

1º Fórum de Cultura de Videira é sucesso de público

A comunidade videirense lotou o pavilhão do bairro Santa Tereza na noite desta segunda-feira (15) quando aconteceu o 1º Fórum de Cultura de Videira, que teve como objetivo dar início à criação do Plano de Cultura para ações e investimentos a serem realizados pelos próximos dez anos. O evento contou com a participação de cerca de 300 pessoas, entre artistas dos mais variados segmentos e comunidade, que puderam oferecer sua contribuição, apontando as necessidades e sugestões para fomento da cultura no município.

Durante o evento foram realizadas mostras culturais e a apresentação de alguns dados compilados por meio do Mapeamento Cultural, que reúne informações sobre os agentes culturais de Videira, como músicos, bailarinos, artista, artesãos e detentores do saber. Essas informações servem como base para diagnóstico do cenário cultural e elaboração o Plano de Cultura. Na sequência, a consultora Roselaine Vinhas, especialista em implantação de Sistemas de Políticas Culturais assumiu os trabalhos, explanando o conceito de cultura para os presentes.

Os participantes foram divididos em cinco grupos que apontaram as necessidades e diretrizes em seis grandes pilares: infraestrutura, preservação, criação, produção e inovação, difusão, circulação e promoção, educação e produção de conhecimento e capacitação e organização, planejamento e gestão do setor.

A partir disso os participantes estruturaram ideias, as quais foram registradas e apresentadas para os presentes. Essas novas proposições serão organizadas e disponibilizadas no site da Prefeitura a partir da próxima semana. Quem não pode comparecer ao Fórum terá a chance de contribuir, inserindo suas ideias através de um link que ficará disponível até o final de agosto.

A partir de setembro, as diretrizes serão documentadas e em novembro acontece uma conferência para validação. Na sequência, o documento será transformado em Projeto de Lei, que será encaminhado à Câmara de Vereadores para votação. A iniciativa faz parte da formalização do Sistema Municipal de Políticas Culturais, uma exigência para que o município esteja inserido no cenário cultural e possa buscar recursos para investimento nesta área.

O prefeito de Videira, Dorival Carlos Borga, destacou que o evento oportuniza o encontro com os valores e as origens que irão estruturar as políticas públicas voltadas para a cultura. Ele salienta ainda que um povo sem cultura é um povo sem identidade e que Videira tem muito a mostrar e a ser registrado, proporcionando o crescimento da área cultural. O evento contou com a participação da vice-prefeita, Claudete Vavassori, dos vereadores Nédio Martins e Edinei Menegon, secretários municipais e servidores.

Fonte: PMV

%d blogueiros gostam disto: