fbpx

Vamos, estamos atrasados!

Quantas vezes por dia você diz esta frase? As crianças estão ficando como os adultos; tudo o que fazem é correndo e com pressa. Há muito tempo transformamos nossas vidas em um circuito de corrida onde temos diversos compromissos em um curto espaço de tempo e estamos passando esta corrida desenfreada para nossos filhos e alunos. A cada dia que passa vemos crianças estressadas, nervosas, inquietas e ansiosas nas salas de aula e demoramos a entender porque elas se comportam assim.

“O mundo mudou”; isto mesmo mudou… Mas para pior? Lembro-me que quando criança meu compromisso era estudar e agora olho para as crianças falando em natação, inglês, futebol, dança, tudo com horário e cada qual com seus compromissos. E brincar, quando elas tem tempo para isso?

Em outros textos que escrevi já falei sobre brincar e a sua devida importância, mas reitero a fala de que a criança precisa brincar, para então se tornar um adulto com muitos e muitos compromissos. Por mais que a criança diga que quer realizar todas as atividades os adultos da família (pai e mãe) são os responsáveis e quem define o que é bom ou não para seus filhos.

Essa correria muitas vezes pode atrapalhar os estudos; pois uma hora nossos filhos precisam de um tempo livre, sem compromissos para assistir TV, ler ou até mesmo dormir.

Aliás, até nós adultos precisamos parar um pouco com o corre corre e dar importância a coisas que merecem importância, como sentar e brincar com nosso filho, ir às reuniões da escola sem reclamar, conversar com amigos, passear no fim de semana com toda a família.

Não podemos esquecer que nossos filhos observam o que fazemos e quando forem adultos farão a mesma coisa que nós fazemos hoje. Tome conta da vida de seu filho hoje para que ele construa uma base sólida e se transforme em um adulto feliz e capaz. Lembre –se que esta tarefa  ainda cabe aos pais.

%d blogueiros gostam disto: